quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Alex Ferraz

LEI DE GERSON
Agências de viagens, lojas de móveis e eletrodomésticos, operadoras de celular. É grande a lista dos recordistas de queixas de consumidores. Decididamente, o capitalismo não é levado a sério neste país, onde todos querem levar vantagem em tudo.

O escândalo dos erros médicos
Têm aumentado de forma assustadora os registros de erros médicos no Brasil. Para se ter uma ideia, somente em São Paulo a média tem sido de 4.500 processos por ano. E estamos falando sobre casos que resultaram em queixas e processos...
Com a vertiginosa queda da qualidade do ensino superior no País, aliada a uma baixa no mesmo nível da educação familiar e da formação do caráter dos adolescentes e jovens, a profissão médica, que exige a combinação dessas duas qualidades (competência técnica e bom caráter) como condição sine qua non para a boa prática da medicina, vem sendo deteriorada a olhos vistos.
Um caso emblemático ocorreu no Rio de Janeiro, onde uma mulher que sofria dores abdominais e enjôo caminhou diversas vezes para os médicos e, na última vez, atendida por uma médica, teve diagnosticado “mal estar digestivo”. Pois bem: a paciente morreu, vítima de apendicite aguda, após penar por seis meses no leito de hospital.
A família abriu processo contra a médica e esta, pasmem, mandou seu advogado oferecer R$ 1 mil (isto mesmo: mil reais) como “indenização”. Ora, sabemos que a vida humana não tem preço, mas oferecer R$ 1 mil à família da morta é, sem dúvida, um deboche macabro.
Faltaram competência e caráter a essa médica, com certeza.

Frase: O melhor médico é aquele que recebe os que foram desenganados por todos os outros.
(Aristóteles)


Driblando
o fisco? (I)

As lojas Cattan, na Liberdade e na Avenida Sete, nunca dão nota fiscal da compra, com a desculpa, sempre, de que o sistema “está fora do ar”. Será sonegação fiscal? Como pode uma loja que tem várias filiais, não emitir nota fiscal em nenhuma delas?

Driblando
o fisco? (II)

Fato semelhante ocorreu, e eu fui a vítima, no Extra da Paralela, há cerca de três meses, no setor de emissão de nota para produtos eletro-eletrônicos, e, mais recentemente, em compra de Natal, na loja Centauro do Salvador Shopping. Neste último caso, a nota foi entregue no dia seguinte. Mas quantos, como eu, se deram ao trabalho de ir buscar?
O fim de
Salvador (I)

Oito meses depois de abertos, alguns buracos localizados em Brotas, próximo aos Galés, foram, finalmente, tapados.
Mas o Caminho de Areia não teve a mesma sorte e esta importante e movimentada avenida que liga o Largo de Roma à Ribeira continua uma vergonha, tantas são as crateras, ao longo de toda a extensão.

O fim de
Salvador (II)

A Baixa do Fiscal e Rua Nilo Peçanha completam o quadro dramático de abandono na Cidade Baixa.
É por essas e outras que, embora em nenhum momento tenha me preocupado com o alardeado fim do mundo, temo sinceramente pelo fim de Salvador. Sobrevivermos até janeiro?

Ferry com
bom humor

Do meu amigo e parceiro de rádio Emmerson José, sobre a situação do ferry-boat neste Verão: “Está funcionando perfeitamente o bate e volta. Você chega a São Joaquim, bate com a cara na porta, e volta para casa.” Brilhante!
1 HOTÉIS - A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia acaba de lançar o guia Especial Réveillon, para quem ainda não se programou para a virada do ano. São mais de vinte opções de hotéis e pousadas em todo o estado. O guia está disponível o site da ABIH-BA, no endereço www.abihbahia.org.br.
2 BONFIM - Para as entidades ou grupos interessados em participar da Lavagem do Bonfim, que acontece em 17 de janeiro, as inscrições estão abertas até o dia 14, das 8h às 13h, na Gerência de Eventos da Empresa Salvador Turismo (Saltur), no Dique do Tororó.
3 OAB - Com a chegada do fim de ano, o JusPODIVM resolveu antecipar as inscrições para o preparatório do X Exame da Ordem dos Advogados do Brasil 2013. O curso é recomendado para estudantes formandos e bacharéis em Direito que ainda não fizeram ou não foram aprovados em edições anteriores da prova. Mais informações: www.juspodivm.com.br.

Nenhum comentário: