domingo, 16 de dezembro de 2012

Alex Ferraz

LÁ E CÁ
Do site Bahia Negócios, editado pelo jornalista Geraldo Vilalva: "É só no Brasil que Dilma Rousseff enquadra todo mundo e determina que a chame de 'presidenta'. Em Paris, durante um seminário com empresários franceses e brasileiros, por várias vezes saudou Laurence Parisot, como 'presidente' do Movimento das Empresas da França." Essas línguas latinas, digo eu...
Frase: "Invejo as pessoas que bebem. Pelo menos têm alguma coisa em que botar a culpa." 
(Oscar Levant, pianista, autor, comediante e compositor norte-americano, morto em 1972)


Lei seca, estradas e demagogia
Em quatro ou cinco campanhas para tomar armas dos cidadãos honestos, realizadas nos governo de FHC, Lula e Dilma, as autoridades máximas brasileiras tentaram fazer crer à sociedade que seriam o revólver que um cidadão de bem guarda num cofre em casa, a espingarda que um agricultor mantém sobre o guarda-roupa ou até mesmo um facão de algum peão os responsáveis pelo tebenroso morticínio causado pela violência descabida no Brasil. O resultado está aí: gente de bem entregou armas, mas a bandidagem se armou cada vez mais e modernamente, e a violência só faz crescer, com balas perdidas matando, inclusive, crianças quase todo dia. Portanto, o que houve foi uma perigosa e irresponsável demagogia.
Agora, é aprovada em Brasília a mudança da Lei Seca, com a multa subindo para quase dois mil reais e admitindo novas circunstâncias como prova de embriaguez do motorista. Longe de mim defender que as pessoas dirijam bêbadas, mas também está muitíssimo longe de mim cair em mais esta armadilha demagógica, desta vez tentando colocar num copo de cerveja toda a responsabilidade pela matança nas estradas brasileiras.Parece que os legisladores se esquecem das péssimas estradas brasileiras (defasadas há pelo menos duas décadas, sem sinalização, sem fiscalização, cheias de buracos), do pífio ensino que as auto-escolas proporcionam aos candidatos a motorista, e, pasmem, também se esquecem que, confessadamente, são muitos os caminhoneiros que consomem drogas pesadas como cocaína e crack, ou até mesmo arrebites.
Reformem as estradas, imediatamente. Tripliquem o contingente das polícias rodoviárias e seus equipamentos. Fiscalizem com rigor toda e qualquer infração nas estradas, ao longo de todos os trechos. Exijam um ensino competente por parte das auto-escolas e controlem a entrada de motoristas noviços nas rodovias, como se faz, por exemplo, na Espanha. Aí, sim. Feito isso tudo, vemos ver qual o percentual com que entra a bebida nos desastres que matam famílias inteiras neste país.

Fim de
festa

O prefeito eleito de Barreiras, Antônio Henrique (PP), anunciou nesta quarta-feira que o carnaval realizado todos os anos está suspenso em 2013. A decisão foi comunicada durante a cerimônia de sua diplomação, do vice-prefeito e dos 19 vereadores eleitos nas eleições de outubro. “A cidade está doente e quem está doente não faz festa”, justificou.
Admira-me, sobremaneira, que uma município com a alardeada boa saúde financeira que tem Barreiras, um dos berços da soja, na Bahia, esteja "doente" a ponto de tirar o circo dos seus habitantes. Quando cortarão o pão? Hum...

Dirija-se ao
posto ao lado (I)

O Sindicato Nacional das Distribuidoras de Comustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) revela que o porcentual de aumento da venda de combustíveis este ano será seis vezes maior que o do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas do País. 
De acordo com o Sindicom, esse descompasso, que vem ocorrendo desde 2006, alcançará este ano a maior disparidade e a alta nas vendas será de 6,3%, enquanto a economia deverá crescer apenas 1%, na média das projeções do mercado, de acordo com o Boletim Focus, do Banco Central (BC). Uma combinação que preocupa até mesmo a Petrobras, pois há sério risco de um apagão na distribuição de combustíveis no País.

Dirija-se ao
posto ao lado (II)

É a história já conhecida: o governo, tentando fabricar um PIB sem alicerce, vem incentivando radicalmente a compra de veículos novos, sem que o País tenha o correspondente em infraestrutura para o aumento vertiginoso da frota, como estradas, malha urbana e rede de distribuição suficientes.
Aí, o resultado é carro novo parado, por falta de fluidez no trânsito ou de combustível... E o “pibinho”, ó!

Tchau e
bênção! (I)

Mais uma fuga de presos no interior, desta vez em Brumado, pela segunda vez este ano. Os fugitivos ainda deixaram bilhete desaforado. Eis como está o sistema carcerário na Bahia. Nesta delegacia de Brumado, por exemplo, havia mais de 30 presos num espaço onde cabem 16. 

Tchau e
bênção! (II)

Tais fugas são recorrentes e revelam a fragilidade do sistema prisional. De outro lado, sabemos da precariedade absoluta do policiamento na maioria das cidades baianas, havendo casos em que nem viatura existe. Desse jeito, estamos entregues à bandidagem, mesmo.
Não é à toa, aliás, que o autodenominado “Novo Cangaço” vem espalhando terror no interior, assaltando bancos e fazendo reféns.

A Barra
desconectada

Caminhando na contramão da comunicação moderna, o Porto da Barra perdeu pelo menos três lan houses nos últimos meses.
Um cidadão que precisava urgentemente enviar e-mail vagou, no início da noite da última quinta-feira, pelo local, e não encontrou um local sequer que oferecesse o acesso.
Em plena temporada turística, a impressão pode ser péssima para o visitante.
Será que precisaremos voltar aos sinais de fumaça ou tambores, em pleno século XXI?

ARTESANATO - A Feira Baiana de Artesanato se despede do público neste fim de semana (15 e 16). Em virtude dos festejos de final de ano, o Instituto Mauá suspende temporariamente o evento, que retorna ao Jardim dos Namorados a partir de janeiro, nos dias 12 e 13, e segue em edições quinzenais até março

ROCHAS - A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral inaugurou uma Litoteca (biblioteca de rochas e solos) na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, em Simões Filho. Com uma estrutura de quatro pavilhões e cinco anexos, a Litoteca funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

CAMAROTES - A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizou vistorias nos circuitos do carnaval de Salvador. Durante os trabalhos na Rua Forte de São Pedro (ao lado do quartel do Exército), Campo Grande, houve o embargo da montagem do Camarote do Forte. 
 

Nenhum comentário: