sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Alex Ferraz

INSEGURANÇA
Nos últimos dias, pelo menos quatro cidades baianas foram atacadas por bandidos, que, em bando, na modalidade que eles batizaram como “novo canganço”, assaltaram bancos e fizeram reféns. A rotina se repete em todo o interior da Bahia. E deve continuar assim, pois a grande maioria das cidades do interior tem um contingente policial pífio, totalmente insuficiente, quando tem!

A crise no sistema ferry-boat
Cenas de anteontem, conforme amplo noticiário na mídia local: “Revoltados com a espera na fila na manhã desta quarta-feira (5), os passageiros do sistema ferry-boat, e tentam arrombar os portões do Terminal São Joaquim. Somente a embarcação Maria Bethânia está em funcionamento, o que causa uma grande espera dos usuários. De acordo com a presidente da Associação Comercial de Vera Cruz, Lenise Ferreira, que tenta realizar a travessia, não há ferry desde às 6h20, e a previsão de volta é 10h. ‘A Agerba nem informou sobre a situação dos ferries, nós ficamos esperando sem ter notícias atualizadas. Os comerciantes da ilha estão prejudicados com este serviço’, afirma. De acordo com Lenise, o número de pessoas que esperam pela travessia aumentou ainda mais por conta dos horários considerados de pico, entre 7h e 8h.”
Foi este o quadro. Aliás, tem sido este o quadro. A festejada intervenção da Agerba no sistema ferry-boat, sucaetado irresponsavelmente pela TWB, parece que está fazendo água. A decisão de intervir - repito, elogiável - parece que foi adotada com o açodamento de quem queria ganhar alguns pontos no eleitorado, posto que feita quase na véspera do primeiro turno das eleições municipais. Assim, a Agerba tomou para si o “controle” de uma frota sucateada, e agora está sem saber o que fazer.
No entanto, se depender das sucessivas afirmativas da direção da agência, “até o dia 15 próximo teremos toda a frota navegando.” Não sou pessimista, mas duvido! O que se delineia, isto sim, é mais um Verão caótico no sistema. Quem aguenta?

Os bebês de
Rosemary (I)

Sempre firme e com muita propriedade, diz o jornalista Carlos Newton, no b log Tribuna da Internet, a respeito do escândalo envolvendo a ex-chefe do Gabinete da Presidência da República em São Paulo e a relação de Lula com o caso: “O principal fato – inquestionável e indiscutível – é que agora ficou público e notório que um presidente da República (não importa quem seja ou a que partido esteja filiado) usou a máquina administrativa e os recursos da União para dar emprego à amante e à família dela (leia-se: o ex-marido, o atual e uma das filhas), criou um cargo federal exclusivamente para ela, com direito a carro oficial, combustível, motorista e três assessores, dando-lhe tais poderes que ela mergulhou na corrupção com uma impressionante volúpia. Detalhe: um cargo tão desnecessário que já foi extinto pela presidente Dilma Rousseff.”
Os bebês de
Rosemary (II)

Conclui Newton: “Não satisfeito, o então presidente da República ainda teve a desfaçatez de se descartar da primeira-dama para se fazer acompanhar da amante em 24 viagens internacionais custeadas com recursos públicos, fazendo com que fossem pagas diárias a Rose apenas pelo prazer, digamos assim, de desfrutar da companhia dela.” Vixe!
Os donos
do dinheiro

Comentei, na CBN (100,7) a notícia de que uma pergunta circula nos corredores do Congresso com incômoda frequência: a quem pertenciam os 25 milhões de euros em espécie, fechados na maleta levada em mãos por Rosemary Noronha quando desembarcou do Aerolula, na cidade do Porto?
Aí, reforcei esse questionamento para o jornalista Emmerson José, que comanda nosso programa, e ele, de imediato, deu a resposta mais correta: “Ora, Alex, esse dinheiro tem dono, sim. Somos nós!” É isso aí...

Labirintos
no interior

Vejo na TV cenas de cidades do interior da Bahia - algumas ricas, com Barreiras, por exemplo - e nunca é possível distinguir qualquer sinalização horizontal nas ruas e avenidas mostradas. É só o asfalto (quando tem!) cinza, e pronto.
Ué, será que o pessoal do interior está sofrendo do mesmo problema da falida Salvador e falta tinta para sinalizar as vias? Só pode ser...

Ingratidão
retada!

Além de buracos, ascensores parados, trânsito sem qualquer fiscalização e poastos de saúde sucateados, a atual administração pública de Salvador conseguiu ser mais cruel: vai nos deixar sem o clássico Réveillon do Farol da Barra.
É que a cidade, falida, não tem dinheiro para bancar. Isso é que é irresponsabilidade administrativa!
1 DEPUTADO - Ao repercutir a morte de Oscar Niemeyer, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) destacou na sessão plenária de ontem o projeto deixado pelo arquiteto para o busto (estátua) que será colocado no município de Tremedal, em homenagem ao médico baiano Adelmário Pinheiro, líder político e ex-deputado estadual. Zé Raimundo ganhou da família do médico tremedalense a cópia do projeto, concluído em julho desse ano, com maquete eletrônica.
2 MPB - “Um Barzinho...Um Violino” é o show que Daniel Diniz e Diego Santana realizam hoje, a partir das 20 horas, no Siri Cascudo, em Stella Maris. Na pauta, o melhor da bossa nova e da MPB em geral. Vale a pena conferir.
3 INTERNET - O Marco Civil da Internet Brasileira e o Jornalismo do Século XXI é o tema que será debatido por jornalistas, acadêmicos e estudantes de Comunicação na próxima quinta-feira (13), durante evento promovido pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) em parceria com a Braskem.

Nenhum comentário: