quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alex Ferraz

FOME ZERO
Conforme revelou o site Contas Abertas, os lanches do ministro Guido Mantega (Fazenda) nos jatinhos da FAB incluem canapés de caviar, camarão e salmão defumado, pelo contrato anual de R$ 74,6 mil com a RA Catering. Enquanto isso, no semi-árido, bichos e gente morrem de fome. Isto é Brasil!

FRASE: "O governo é como um bebê: um canal alimentar com um enorme apetite numa ponta, e nenhum senso de responsabilidade na outra." (Ronald Reagan)

Eles destroem, mas quem paga somos nós.
Foi destaque nos jornais de ontem a entrega de novas ambulâncias para o Samu e caminhões pipas para auxiliar no combate à seca no interior. Muito bem. Vira e mexe, vemos o governo comprando viaturas policiais, ambulâncias, caminhões, motos etc, para o serviço público.
Mas são veículos que têm vida curta, e não necessariamente por causa do uso pesado (caso, por exemplo, de ambulâncias e viaturas de polícia),  mas sim pelo tremendo descaso com que se trata o patrimônio público neste país, notadamente no Norte e Nordeste. Basta uma visita aos depósitos de sucatas a que chamam de garagens para verificar dezenas, centenas de veículos caindo aos pedaços, embora ainda com  idade para uso. E não é raro ver viaturas policiais e ambulâncias amassadas, faltando lanterna e até com estopa no lugar da tampa do tanque de combustível circulando pelas cidades, notadamente no interior.
É aquela velha história: como o dinheiro é público (ou seja, nosso, do povo), os que deveriam cuidar desses bens não estão nem aí.

Sobre a taxa
de incêndio (I)

De um leitor e amigo recebo a seguinte colaboração: "Agora querem cobrar uma tal 'Taxa de Incêndio', num Estado, vejam só, que não tem um Código de Prevenção de Incêndio. Aliás, dizem (não tenho certeza), ser o único do País a não dispor desse dispositivo legal."

Sobre a taxa
de incêndio (I)

Pois é: será preciso muito dinheiro. Pelo menos é o que deixa a entender a situação de verdadeiro descalabro a que chegou a corporação. Ainda bem que a sorte, pura sorte, tem evitado aos baianos a ocorrência de tragédias como tem acontecido em outros Estados, pois certamente as consequências aqui seriam bem mais graves.

Foi mera
coincidência?

A notícia: "Indicado pela presidenta Dilma para atuar como espécie de auxiliar de “faxina ética” no DNIT, o diretor-executivo Tarcisio Gomes de Freitas viajou de Santarém (PA) para Brasília no jatinho do empresário Arlindo Cavalca Filho, da Cavalca Construções e Mineração, de Mato Grosso. Logo após a viagem, o DNIT assinou novos empenhos para a empresa no valor de R$ 26,4 milhões, para obras de restauração da BR 364/RO."
Essa promiscuidade oficial é um dos principais motivos da vista grossa que o governo faz, por exemplo, em relação à má qualidade das obras que contrata

Cota para
negros

Parece que vem aí a cota para deputados negros. Tudo bem. No entanto, o que me espanta é a Bahia, por exemplo, cuja maioria da população é negra ou descendente de negros, não ter ainda elegido uma bancada negra. Será racismo?

Estradas
mortais

No último fim de semana (leia-se, portanto, sábado e domingo), 15 pessoas morreram em acidentes em rodovias federais e estaduais na  Bahia.
Se fosse um acidente de avião com dois mortos, teria repercussão nacional. Mas...

CONTAS - O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central editaram nesta segunda-feira (04) uma nova regulamentação que permite aos cidadãos acessar o serviço de pagamentos de contas por meio de celulares e tablets.
ÁFRICAS - Durante este mês, a Casa do Benin, no Pelourinho, recebe a exposição coletiva “Áfricas”, composta por obras dos artistas Jones Santos e Lucas Batatinha.
ADEMAR - Ademar da Silveira Brito, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Atlética da Bahia, será homenageado hoje com o título de “Amigo da Marinha”, conferido apenas às personalidades reconhecidas por seus relevantes serviços à Marinha do Brasil.
COMÉRCIO - Com o apoio da CDL Salvador, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas realiza no próximo dia 13 mais uma edição do ECOM 2013, III Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, meios de Pagamento e Negócios na Web e o II Workshop Nacional de Redes e Mídias Sociais.

Nenhum comentário: