sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Coluna





Filmes na TV
Só agora perceberam que a audiência caiu e as TVs estão extinguindo suas sessões de cinemas com filmes cada vez mais reprisados. Virou até piada do Fausto Silva: “Esse filme é inédito. Essa semana ainda não passou”. Com tantos sites oferecendo filmes a preços módicos e até gratuitos, e a pirataria colocando filme na praça antes de ser lançado nos cinemas, quem vai assistir filmes requentados, cortados, mutilados, cheios de propaganda? Só na cabeça dos programadores, inclusive da TV fechada, que cobram uma fortuna por pacotes de filmes, na maioria velhos.
  

O João de Barro
Há muitas lendas envolvendo o João de Barro. Uma delas é a de que ele fecharia a porta da casa deixando lá, presa para morrer, a companheira infiel. Porém, não há registos de que alguém tenha encontrado uma casinha de João de Barro fechada, e muito menos com o esqueleto da avezinha lá dentro. Mas há a lenda de que ele não trabalha aos Domingos. Esta foi comprovada por um amigo meu. Segundo ele, um casal de João de Barro construiu uma casinha no galho de uma árvore no terreiro da sua casa na fazenda. Depois vieram os filhos que também construíram suas casinhas, formando um verdadeiro “condomínio”. Durante esse período ele pode observar que o casal trabalha todos os dias da semana na construção da casa. Mas, no Domingo, simplesmente desaparecem. Não trabalham. Como dizem que Deus construiu o mundo em seis dias e no sétimo descansou, talvez o exemplo do João de Barro seja um sinal para as religiões que discutem se Deus descansou no sábado ou no domingo. Não entro na discussão, apenas levantei a bola.


Economia torta
Em 457 cidades brasileiras o dinheiro repassado para o Bolsa Família já supera a receita obtida com o Fundo de Participação dos Municípios, principal fonte de recursos de pequenas prefeituras. A maioria dos casos (435) está nas regiões Norte e Nordeste do país. O dinheiro do programa de transferência de renda cai diretamente na conta das famílias beneficiadas, enquanto os recursos do FPM, composto pela receita de impostos como o IPI e o Imposto de Renda, entra no caixa da prefeitura e é, teoricamente, usado basicamente para o custeio, com pagamento de funcionários. Há algo de podre na economia brasileira.

Enquanto isso, meio bilhão em fraudes no SUS
Promessa e fato
O governo Dilma Rousseff não cumpriu nem metade da meta de entregar 130 mil cisternas até julho aos atingidos pela seca no Nordeste. Dos reservatórios de água prometidos pela presidente no dia 2 de abril, em evento com sete governadores em Fortaleza (Ceará), 59 mil foram entregues no prazo. Considerada a pior dos últimos 50 anos, a seca já deixou cerca de 1.500 municípios do Nordeste e Minas Gerais em estado de emergência, afetando dez milhões de pessoas. Também arrasou a agropecuária, com perdas de cultivos e de animais.

Espelho, espelho meu...

O mundo está perdido? I
Uma amiga postou no Face o seguinte diálogo, por ela presenciado, entre duas mulheres que observavam uma terceira:
- Olha como tá linda essa prenha!
- Eu não vejo beleza, tenho é pena! Filho é só sofrimento!
- Pior que é. Ainda mais nos dias de hoje.
- Pois! Isso é bíblico! O mundo está perdido e a bíblia já avisou: feliz daquela que tem filho e mais feliz ainda da que não tem! Meu pastor já repreendeu as grávidas da igreja! Filho tá custando caro!!
Depois ela postou o seguinte comentário:
“Depois de observar esse papo tão legal, deu vontade de ter trigêmeos só pra ser do contra”.

E aí? Não vai dizer nada?

O mundo está perdido? II
O mundo não está perdido. Nunca esteve. A maioria dos seus habitantes está desorientada. A tecnologia das comunicações que aproximou as pessoas de todas as partes do planeta, trouxe violentos choques culturais com consequências imprevisíveis. Porque as pessoas não tentam entender e respeitar umas às outras, e querem logo ir impondo seus conceitos, opiniões, valores e crenças, e isso gera reações. Dessa confusão aproveitam-se os espertalhões, mercadores da fé, para ganhar dinheiro, impondo medo e confundindo ainda mais as pessoas. O mundo está confuso, mas não vai acabar. Está apenas mudando, e toda mudança é assustadora, difícil e dolorosa. Mas no final, tudo dá certo, porque Deus não joga dados. Confiemos nos seus planos, na sua liderança e sabedoria.

Alguma dúvida sobre o vedadeiro sentido do programa Mais médicos?

Cultura Baiana
O jornalista, cordelista, ator, cantor e babalaorixá, Franklin Machado (Maxado Nordestino), está indignado com o que ele classifica como mais um atentando contra a cultura baiana. Segundo ele, depois de proibirem as baianas vender acarajé na Copa do Mundo na Bahia, agora a Prefeitura de Salvador acaba de retirar a banca de Literatura de Cordel da Praça Cairu, a qual foi montada pelo ex-prefeito Mario Kertz há quase 40 anos. “Ali, temos sempre repentistas violeiros cantando ao vivo, além de mostrar os folhetos, CDs e xilogravuras de cordelistas. Essa é uma cultura marcante na Bahia e no Nordeste ao lado de capoeiristas, do samba de roda, do forró e de artesões outros”, argumenta o queixoso Maxado. E com razão.

 Quatro regrinhas de ouro

Poliomielite
A vereadora Gerusa Sampaio publicou no facebook que o Dr. Jonas Salk foi altruísta ao abrir mão de patentear a sua invenção, a vacina contra poliomielite. Postei então um comentário afirmando que a invenção era de Albert Sabim, ele sim, abriu mão da patente. Logo acorreu um cidadão (assessor?) para reafirmar que era de Salk. Ele não leu o meu comentário todo, principalmente esta parte: “A vacina de Salk, desenvolvida com vírus inativado ou morto, foi testada e liberada para o uso em 1955. Ela era eficaz na prevenção da maioria das complicações da pólio, mas não prevenia a infecção inicial de acontecer. A inovação de Sabin aconteceu cerca de cinco anos depois, quando o Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos apoiou sua vacina com vírus vivo para a pólio em 1961. Seu produto, preparado com o vírus atenuado da pólio, poderia ser tomada oralmente, e prevenia a contração da moléstia. Esta é a vacina que eliminou efetivamente a pólio em quase todo o mundo (exceto em alguns países na África e Ásia). Sabin renunciou aos direitos de patente da vacina que criou, facilitando a difusão da mesma e permitindo que crianças de todo o mundo fossem imunizadas contra a poliomielite, que é mais conhecida no Brasil como paralisia infantil”. Não por acaso é denominada “Vacina Sabin”.

Philosopher


Frase
 O Brasil está entregue a um bando de aproveitadores enquanto é observado por um bando de covardes”. (Reynaldo Rocha)

Para-choque de Caminhão
“Um dia ela me disse... ‘ou eu ou o caminhão’. Sinto saudades dela...” (coletado pela professora Lélia Vitor Fernandes)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali assistir um filme, de graça, na internet

Nenhum comentário: