terça-feira, 5 de novembro de 2013

O espiritismo na Igreja Romana



Eu sempre digo que o espiritismo é uma ciência da vida e não da morte, isso porque ele nos traz muitos exemplos de vida que encantam e engrandece qualquer um.
Quando o padre Miguel Fernandes, ainda no comando das paróquias de Santa Filomena e Santa Edwirges, no Distrito Federal, cumpria sua missão, como encarnado, ele nos trazia exemplos muito interessantes.
Eu me lembro de uma entrevista que ele concedeu a seu amigo e repórter espírita Alamar Régis sobre sua posição religiosa e ele respondeu; "Eu sou um padre espírita". Era assim que o padre Miguel se considerava.
Com o padre Miguel, o padre médium de Brasília, acontecia uma coisa muito interessante e testemunhada por todos que assistiam suas pregações. Muitas vezes, ele nem participava da missa, pois o espírito do frei Fabiano de Cristo, incorporava e era ele quem celebrava toda a missa, do início ao fim.
Tanto o padre Miguel quanto o frei Fabiano de Cristo tinham uma frase interessante: "Padre quando morre é um problema sério".
Parece que a espiritualidade está tecendo um movimento para se corrigir algumas distorções culturais implantadas outrora.
O repórter espírita Alamar Regis conta que durante um encontro da CNBB, em Santa Catarina, um bispo, pediu satisfação a Dom Aldo de Cillo Pagotto, atualmente Arcebispo da Paraíba, por sua entrevista em um programa espírita via satélite. No calor das discussões ouviu-se a frase: "Fomos nós que tiramos e reencarnação da Bíblia, portanto, precisamos corrigir essa tese".
O professor Severino Celestino da Silva, um dos maiores especialistas em estudos sobre a Bíblia, diz: “a reencarnação esteve presente na Bíblia de forma muito clara até o ano de 553, quando foi retirada do livro, no famoso Concílio de Constantinopla, atual Istambul, na Turquia, por imposição política, para atender exigências do Império Bizantino, em particular, à imperatriz Teodora, mulher do imperador Justiniano”.
Alguns pesquisadores contam que a imperatriz Teodora foi uma prostituta. Para camuflar sua história, ela mandou eliminar todas as suas ex-colegas - cerca de quinhentas prostitutas. Como o povo naquela época era reencarnacionista, passou a chamá-la de assassina e dizer que, na próxima reencarnação, ela seria assassinada.
Teodora passou a odiar a doutrina da reencarnação e, como mandava e desmandava através de seu marido, resolveu interferir exigindo que fosse retirado da Bíblia essa idéia reencarnacionista.
Hoje o espiritismo e catolicismo são bem simpáticos um ao outro justamente por essa afinidade histórica.
Quando o Espírito de Dom Helder Câmara, bispo católico, arcebispo emérito de Olinda, Recife, desencarnado no dia 28 de agosto de 1999, lançou o seu primeiro livro psicografado “Novas Utopias” foi motivo de rejeição no meio católico, mas, agora, após o lançamento de outros livros, não só dele como os de outros padres a aceitação se acentuou bastante.
Espero que o catolicismo corrija logo essa distorção para, assim, poder ajudar, ainda mais, os irmãos espíritas, nessa missão evangelizadora reencarnacionista.
Conrado Dantas

Nenhum comentário: