sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Coluna






Procura-se um candidato

Marina Silva, a adversária do PT a ser batida, foi para o PSB porque deram um jeitinho de evitar que ela fundasse o partido Rede Sustentabilidade e se candidatasse para confrontar Dilma. Eduardo Campos não assusta o PT, até porque Marina tem nas pesquisas quatro vezes mais intenções de votos do que ele. Dilma vence no primeiro turno. Aécio Neves não tem a menor chance de se eleger. E todos os demais candidatos testados, carcomidos, desaprovados, que desde 1982 vinham afundando o Brasil, são os responsáveis pelo fato do PT estar no poder. Quem em sã consciência votaria neles? Eu não vou votar em nenhum deles, e muito menos em Dilma. E conheço um monte de gente que pensa assim. Enquanto isso, Dilma vai navegando em águas calmas e os demais políticos, que pensam apenas em se perpetuar no poder ou perto dele, vão se reelegendo. Nada vai mudar. Ou melhor, só vai piorar.

Tremores psicológicos
Um tremor de terra com magnitude de 3 graus na escala Richter foi registrado pelo laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. O abalo aconteceu na noite da quarta-feira passada (23), assustando a população e provocando rachaduras nas paredes das casas. Mas o governo já tomou providências. Mandou para lá um grupo de psicólogos para acalmar a população. Não sei se rio ou choro.

Educassão brasileira
Obras paralisadas
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a paralisação de sete obras em todo o Brasil, por conta de irregularidades, sendo as principais, superfaturamento e falta de qualidade no material empregado. Quanto as obras de transposição do Rio São Francisco, estas já estão paralisadas mesmo. São inviáveis e inúteis.


No lugar errado
Os funcionários da UEFS paralisaram as atividades na quinta-feira (07), para protestar contra o corte de verbas. Eles fizeram manifestação em frente à Prefeitura Municipal. O porque ninguém explicou. Afinal, quem repassa verba para a UEFS é o governo do Estado.

Libera, libera, libera

E mais essa
Deu na coluna do Cláudio Humberto: O governo não cogita afastar o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, cuja prisão preventiva, junto com outros 9 servidores, foi solicitada pela Polícia Federal. A Justiça pediu seu passaporte e ele está obrigado a informar sempre que sair da cidade. Há meses o ministro Antônio Andrade (Agricultura) tenta demitir Porto, já detido na operação Agro Fantasma da PF, mas o Planalto impede.

Desminta quem puder
“A Bahia é um cemitério de obras paralisadas”. Frase do deputado estadual Bruno Reis (PMDB) 

Mais honestidade
O Dr. Jetson Luís Franceschi chegava às sete da manhã, estacionava seu BMW, junto da Unidade Básica de Saúde do Bairro Faculdade, em Cascavel (PR), batia o ponto e saía para atender em sua clínica particular. Às dez da amanhã, voltava ao posto, passava algum tempo e saía. Não fez isso eventualmente, para atender algum compromisso, uma emergência, como poderia acontecer e seria até compreensível. Era sistemático, diário. O mês inteiro. O Dr. Jetson mantém uma página no Facebook. Nela, quase todos os dias, posta fotos e textos atacando o “Mais Médicos”, o governo e a qualidade dos médicos estrangeiros, em especial os cubanos. Como se vê, a questão não é simplesmente ter mais médicos, mais juízes, mais policiais ou mais políticos. A questão é ter mais moral, mais ética, mais espírito público e, acima de tudo, mais honestidade.
Questão de ordem alfabética
Petralha
“Petralha é um tipo específico, cuja definição está em livro e já em dicionário: é o sujeito que justifica o roubo de dinheiro público em nome da causa ou da construção do partido. E se o cara roubar só para si? Ora, é um ladrão sem qualificação especial”. (Reinaldo Azevedo).

Acorda imbecil

Candidaturas
Está curiosa a escolha para candidatos ao governo da Bahia. No Democratas, políticos com potencial para lançar a própria candidatura, ficam elogiando e indicando outros, porque ninguém quer segurar no “rabo do foguete”. Para alguns, uma derrota seria, praticamente, um suicídio político, e outros estão confortáveis em seus mandatos e não querem se arriscar, e, por isso mesmo, ficam jogando a bola um para o outro. Pelo lado do PT há um quase desespero do governador Wagner em encontrar um candidato de peso para garantir a sua sucessão. Vários nomes já foram lançados, mas nenhum decolou. Por último, lançaram o nome do “simpático” secretário de Saúde, Jorge Solla. Desespero mesmo. Enquanto isso, Geddel (PMDB) sorri.

Philosopher

Frase
 “Bem-aventurados os covardes porque deles será… o reino dos covardes”. (Reinaldo Azevedo)

Para-choque de Caminhão
“Um livro é como um jardim de bolso” (coletado pela professora Lélia Vitor Fernandes)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali comprar um jardim de bolso

Nenhum comentário: