sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Quem são os vândalos?



               Tudo começou quando cidadãos cansados de pagar a conta das bolsas esmola, dos escândalos promovidos por políticos e seus asseclas (Anões do Orçamento, Sanguessugas, Mensaleiros, etc.), resolveram ir às ruas, juntar-se aos manifestantes do Movimento Passe Livre, para reivindicar também, além de redução de tarifas no transporte coletivo, melhorias na Educação, Segurança, Saúde, e todos os setores do governo que vão de mal a pior há décadas, e só fez piorar desde que o PT assumiu o poder.

            Alguns sectários políticos tentaram infiltrar-se ao movimento, portando bandeiras das suas agremiações partidárias, mas foram logo rechaçados pelos manifestantes. Vândalos e bandidos comuns também se aproveitaram da situação para cometer roubos e depredações contra o patrimônio público e privado. A polícia, despreparada para lidar com manifestações, reagiu com violência, e a imprensa e o opinião pública reagiu contra ela, que está como que “de mãos atadas”, para conter a onda de violência. O caos está instalado.
            Enquanto isso, como se nada estivesse acontecendo, o governo continua empurrando os problemas com a barriga, com as atenções totalmente voltadas para a reeleição da presidente Dilma, e muitos dos seus membros fazendo farra com a roubalheira proporcionada pelas obras para a Copa do Mundo. Do outro lado, está o cidadão, aquele que paga impostos e não recebe nada em troca, passivo, olhando a banda passar. Mas a moda agora é falar nos “vândalos” infiltrados nas manifestações públicas.
              Então, vejamos: O Sistema Único de Saúde sofreu um rombo de meio bilhão; o Fundo de Participação dos Municípios em muitas cidades já é inferior à verba do Bolsa Família; a Petrobrás leiloou o Pré Sal e vai aumentar o preço dos combustíveis; o Congresso confrontou o Supremo Tribunal Federal e os mensaleiros estão em vias de ser inocentados; o Ministério da Justiça é o que mais utiliza cartões corporativos para pagar despesas, que em 2012 somaram R$ 11 milhões; o manifestante Raimundo Bonfim, o “Homem do Povo”, é membro do PT e chefe da Central de Movimentos Populares da ALESP, com salário de mais de R$ 11 mil.
               Observando este cenário, e cientes de que o povo foi às ruas por causa do desgoverno do PT, fica a pergunta: Quem são os verdadeiros vândalos nesta história? Às vezes me fica a sensação de que os Black Blocks estão nas ruas lutando numa guerra que também é minha, e de todo aquele que não se conforma com o atual estado de coisas no Brasil.
              Eu sempre disse que o Brasil só se transformaria numa grande nação depois que passasse por uma guerra civil. Isso, porque os sobreviventes dariam mais valor às suas conquistas, sabendo que custaram, sofrimento, dor e sangue. Agora eu vejo uma real possibilidade disso vir a acontecer, salvo a remota possibilidade de uma intervenção das forças armadas.
               Mas, deixemos os acomodados, que se incomodem, e aguardemos os resultados.

Nenhum comentário: