segunda-feira, 11 de abril de 2016

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pede empenho da Câmara na apreciação do Plano Municipal de Cultura

Sociedade civil, classe artística e representantes de instituições ligadas à cultura aguardam com expectativa a Câmara de Vereadores colocar em pauta amanhã, 12, o Plano Municipal de Cultura. No último dia 4, o presidente do Conselho Municipal de Cultura e atual secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Pinto Cordeiro, encaminhou ofício ao presidente da Casa Legislativa, Reinaldo Miranda Vieira Filho (Ronny), solicitando colaboração para imediato encaminhamento do Projeto de Lei ao plenário para apreciação e votação dos edis.
            O Plano Municipal de Cultura é um documento formal que representa a política de gestão cultural da cidade com a finalidade de planejar programas, editais, projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam e promovam a diversidade cultural existente no município.
            Segundo Cordeiro, as ações de cunho cultural no município estarão norteadas por uma política de gestão. “O Plano Municipal valerá para os próximos dez anos e prima por políticas públicas de curto, médio e longo prazo”, explica.
            O plano contempla temas específicos, como Educação e Qualificação Cultural; Artes Cênicas e Música; Livro e Imprensa; Patrimônio Material, Imaterial e Natural; Gestão Cultural; Artes Visuais e Artesanais; Design e Serviços Criativos; Audiovisual e Mídias Interativas; Memória e Preservação e Espaços Culturais.
            Cordeiro ressalta que o plano, após aprovado, se tornará ferramenta fundamental do planejamento da cultura local e otimização de recursos disponíveis para a área.
Antes de ser enviado à Casa Legislativa, o Plano de Cultura foi amplamente debatido e discutido em encontros para definir as demandas, sobretudo, com a participação da comunidade. Em seguida, passou por avaliação, readequação e todo o trâmite legal através da Procuradoria Geral do Município e do gabinete do prefeito José Ronaldo. 


Nenhum comentário: