quarta-feira, 15 de março de 2017

Autoridades advertem para risco de eletrônicos em voos após explosão de fone de passageira australiana



Autoridades australianas alertam para o risco de usar aparelhos com bateria em voos, depois que o fone de ouvido de uma passageira pegou fogo e a deixou ferida.

O avião voava de Pequim, na China, a Melbourne, na Austrália.

A passageira, que não foi identificada, relatou à Agência de Segurança de Transporte da Austrália (ATSB na sigla inglesa)que estava ouvindo música quando ocorreu a explosão.


"Levei as mãos ao rosto, o que fez com que o fone de ouvido ficasse em volta do meu pescoço. Mas continuei a me sentir queimando, então arranquei o fone e o joguei no chão. Ele estava soltando faíscas e pegando fogo", disse ela.

O incidente a deixou com manchas negras no rosto e bolhas nas mãos.

Membros da tripulação correram para ajudá-la. Para apagar o fogo, jogaram um balde de água sobre os fone. A bateria e o revestimento de plástico derreteram e grudaram no chão da aeronave.

"Os passageiros passaram o restante do voo sentido cheiro de plástico derretido e cabelo queimado," informou a agência australiana.

O relatório não menciona a marca do fone de ouvido, mas aponta que uma das possíveis causas da explosão teria sido uma falha nas baterias de íon-lítio.

A ATSB alertou que "à medida que cresce a gama de produtos que usam baterias, aumenta o potencial de problemas em vôos" e divulgou outros casos com problemas semelhantes ocorridos em voos.

No ano passado, a decolagem de um avião em Sydney foi interrompida quando foi detectado que estava saindo fumaça do compartimento de bagagem de mão. Descobriu-se que uma bateria de lítio pegara fogo dentro de uma peça de bagagem.

Em outro voo, nos Estados Unidos, um aparelho eletrônico começou a soltar fumaça depois de ser esmagado sob um assento. Leia mais no BCBrasil



Nenhum comentário: