Quem usa as
redes sociais tromba, inevitavelmente, com os populares memes - fotos ou vídeos
curtos com frases engraçadas em letras garrafais - com frequência. Mas quem
cria todo esse conteúdo que bomba na internet?
A BBC Brasil
entrevistou os fundadores e administradores de algumas das maiores comunidades
brasileiras de criação de memes no Facebook. As páginas mais populares, que
chegam a reunir mais de um milhão de integrantes, como a South America Memes
(SAM), tem até mesmo equipes responsáveis por fazer um controle de conteúdo.
A intenção é
filtrar as mensagens ofensivas e copiadas de outras páginas e aprovar apenas as
melhores montagens. Algumas fábricas de memes - como são chamados os grupos que
recebem as imagens - chegam a ser abastecidas com até 5 mil montagens
diariamente.
Para
funcionar, os administradores bloquearam todas as publicações, que são
liberadas apenas quando os moderadores as consideram boas, segundo sua
experiência. Apenas 1% do conteúdo passa pela peneira.

O fundador da SAM, Gabriel Felix, de 18
anos, que mora no Rio de Janeiro, afirma que ele e outras 30 pessoas selecionam
conteúdo 24 horas por dia. "Os moderadores decidem o que vai ou não ser
exibido no grupo. A partir dessa aprovação, quem decide o que vai para a página
principal é o público. Se, por exemplo, em 15 minutos a publicação receber mil
reações é porque merece ser publicada na South America Memes", diz Felix,
que trabalha com marketing e quer fazer faculdade para se especializar no
assunto para promover a página.
Para demonstrar apoio aos memes que eles
mais gostam, os membros do grupo usam expressões como "S I N C R O N I
A" e "Q U A L I D A D E", escritas em letras garrafais e
espaçadas. Já na comunidade Capina Meme Factory, com 10 mil membros, a senha de
aprovação é "promova".
Bruno Lopes, de 19 anos, é um dos
criadores de uma das páginas mais populares dedicadas aos memes, a MemeGuy1997,
e explica que os melhores produtores são promovidos a moderadores.
"Tudo é feito por pura satisfação.
Nossa página é alimentada pelos próprios fãs, que se tornam moderadores quando
se destacam. Mas queremos mudar isso em breve e transformar a MemeGuy em uma
empresa, com funcionários que ganham para fazer o que gostam", diz o
potiguar, estudante de Tecnologia da Informação.
O jovem conta com a ajuda dos amigos
Ruben Oliveira, Jayron Andrade e Marcos Vinicius para comandar uma equipe de
mais de 20 moderadores e times de jogos online, como League of Legends e
Counter-Strike.
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