quinta-feira, 30 de março de 2017

Fábrica de memes: como brasileiros profissionalizaram a criação de vídeos e fotos de humor que bombam nas redes


Quem usa as redes sociais tromba, inevitavelmente, com os populares memes - fotos ou vídeos curtos com frases engraçadas em letras garrafais - com frequência. Mas quem cria todo esse conteúdo que bomba na internet?

A BBC Brasil entrevistou os fundadores e administradores de algumas das maiores comunidades brasileiras de criação de memes no Facebook. As páginas mais populares, que chegam a reunir mais de um milhão de integrantes, como a South America Memes (SAM), tem até mesmo equipes responsáveis por fazer um controle de conteúdo.

A intenção é filtrar as mensagens ofensivas e copiadas de outras páginas e aprovar apenas as melhores montagens. Algumas fábricas de memes - como são chamados os grupos que recebem as imagens - chegam a ser abastecidas com até 5 mil montagens diariamente.

Para funcionar, os administradores bloquearam todas as publicações, que são liberadas apenas quando os moderadores as consideram boas, segundo sua experiência. Apenas 1% do conteúdo passa pela peneira.

O grupo "South America Memes - Máquina de Memes Aberta" tem até mesmo uma escala de horários para filtrar a produção despejada na comunidade, que tem mais de 600 mil pessoas.

O fundador da SAM, Gabriel Felix, de 18 anos, que mora no Rio de Janeiro, afirma que ele e outras 30 pessoas selecionam conteúdo 24 horas por dia. "Os moderadores decidem o que vai ou não ser exibido no grupo. A partir dessa aprovação, quem decide o que vai para a página principal é o público. Se, por exemplo, em 15 minutos a publicação receber mil reações é porque merece ser publicada na South America Memes", diz Felix, que trabalha com marketing e quer fazer faculdade para se especializar no assunto para promover a página.

Para demonstrar apoio aos memes que eles mais gostam, os membros do grupo usam expressões como "S I N C R O N I A" e "Q U A L I D A D E", escritas em letras garrafais e espaçadas. Já na comunidade Capina Meme Factory, com 10 mil membros, a senha de aprovação é "promova".

Bruno Lopes, de 19 anos, é um dos criadores de uma das páginas mais populares dedicadas aos memes, a MemeGuy1997, e explica que os melhores produtores são promovidos a moderadores.

"Tudo é feito por pura satisfação. Nossa página é alimentada pelos próprios fãs, que se tornam moderadores quando se destacam. Mas queremos mudar isso em breve e transformar a MemeGuy em uma empresa, com funcionários que ganham para fazer o que gostam", diz o potiguar, estudante de Tecnologia da Informação.

O jovem conta com a ajuda dos amigos Ruben Oliveira, Jayron Andrade e Marcos Vinicius para comandar uma equipe de mais de 20 moderadores e times de jogos online, como League of Legends e Counter-Strike.
 Click no link e leia matéria completa no BBCBrasil.

Nenhum comentário: