terça-feira, 19 de setembro de 2017

"Minha escolha faz a diferença", é tema da Semana do Trânsito em Feira de Santana

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), promove de 19 a 22 de setembro a Semana Nacional de Trânsito 2017.
O tema desta edição - definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade - é ‘Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito’. O objetivo é sensibilizar o cidadão para a corresponsabilidade no trânsito e na soma de esforços com o poder público a fim de preservar vidas.

A abertura oficial ocorre nesta terça-feira, 19, às 10h, no estacionamento da Prefeitura, com a presença de todas as entidades parceiras e órgãos de fiscalização do trânsito em stands que serão montados oferecendo diversas ações - como oficinas, palestras e blitz educativas com entrega de panfletos - em alerta para o tema da campanha, conscientizando motoristas e pedestres. A programação contempla também a instalação de faixas de pedestres, placas de sinalização e de minisemáforos, bem como palestras voltadas ao público infantil sobre noções básicas de trânsito proferidas por agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT.
Além da SMT, participam do calendário comemorativo o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), o Serviço Social do Comércio da Bahia (SESC/Bahia), a Polícia Rodoviária Federal (PRF/BA), a 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (3ª Ciretran), a Polícia Militar da Bahia (PM/BA), através do Pelotão Asa Branca, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e a Base Móvel (ônibus devidamente equipado com câmeras de videomonitoramento) da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).
“A Semana Nacional do Trânsito está prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro [CTB] e, por isso, promoveremos ações pontuais conjuntas de fomento à conscientização sobre o tráfego nas nossas vias”, explica Maurício Carvalho, superintendente municipal de Trânsito.
Uma novidade na campanha deste ano, segundo Carvalho, será a presença do Ônibus Digital da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultural Egberto Costa (FUNTITEC). A unidade móvel estará equipada com material didático-tecnológico de suporte para as palestras sobre trânsito que serão ministradas aos condutores flagrados em infração durante as blitz educativas.
Segundo o superintendente, a gestão municipal “tem focado no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir com segurança, utilizando todos os meios e equipamentos disponíveis para prevenir acidentes”.
O encerramento da Semana Nacional de Trânsito em Feira de Santana será marcado pela realização de simulado com acidente sob a coordenação de equipe técnica do SAMU 192 e do Corpo de Bombeiros.

Programação:
19/9 | Abertura Oficial
- 10h (Solenidade com banda da Guarda Municipal)
- Palestras, stands com banners expositivos e distribuição de material informativo.
- Blitz educativas.
- 9h (Simulado SAMU 192 e Corpo de Bombeiros)
- 11h (Discursos de agradecimentos)


19/9 a 22/9 | Atividades educativas (8h às 17h)

22/9 | Encerramento

Nenhum comentário: