sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Uefs fica em primeiro lugar dentre as universidades estaduais da Bahia



A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se destacou no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado esta semana pelo Jornal Folha de São Paulo. De acordo com a pesquisa, a Uefs ocupa a primeira colocação entre as universidades públicas estaduais. Na avaliação geral, obtém a segunda colocação no estado da Bahia, dentre instituições públicas e privadas, estando a frente dela apenas a Universidade Federal da Bahia (Ufba). No cenário nacional, a Uefs aparece na 63ª posição do ranking.
Nas avaliações específicas, que fazem parte do conceito geral do RUF, alguns cursos da Uefs se destacam nacionalmente. O curso de Odontologia, por exemplo, é indicado pelo ranking como o 9º melhor do país, no quesito “Avaliação Docente” e o 14º na avaliação geral. Já o de Farmácia é o 12º em qualificação docente e o 26º melhor curso do Brasil.

        O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, encara os resultados com uma importante reflexão. “Apesar dos cortes orçamentários, da perda de docentes com titulação de mestre e doutor devido a aposentadorias, do impacto da redução de verbas de pesquisas oriundas da Capes, da Fapesb e do CNPq, a Uefs segue como uma universidade de boa reputação acadêmica. Mas é preciso fazer um alerta: essa situação adversa não sustentará essa reputação indefinidamente. É preciso reverter o ciclo recente de financiamento inferior ao necessário”, disse.
          O ranking avalia, anualmente, os cursos de graduação de universidades e faculdades públicas e particulares de todo o Brasil. Como nos anos anteriores, 195 instituições fazem parte da avaliação, feita com base em dados nacionais e internacionais, além de análise dos seguintes aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Nenhum comentário: