Sete razões pelas quais fazer listas pode mudar sua vida
Sim, você leu
corretamente: esta é uma reportagem com uma lista sobre... listas.
Listas de compras, de resoluções de ano
novo e de tarefas no trabalho, por exemplo, trazem alguns benefícios
interessantes para quem tem por hábito fazê-las. Veja alguns deles:
1.
Listas liberam espaço na mente
Segundo o
neurocientista Daniel Levitin, nós conseguimos equilibrar na mente apenas
quatro pensamentos simultaneamente. A lista, portanto, ajuda a liberar espaço
mental e a eliminar aquela sensação incômoda de que estamos esquecendo alguma
coisa.
Fazer uma lista
das tarefas a serem cumpridas também ajuda você a priorizar e planejar,
gerenciar seu tempo e desmembrar projetos grandes em tarefas menores e mais
gerenciáveis.
Mais ainda: ao
escrever o que precisa ser feito, você leva ao papel aquela confusão de
pensamentos atormentando a sua mente, o que pode ter um efeito calmante.
Fora o sentimento de satisfação pessoal
e validação ao riscar as tarefas já cumpridas.
2.
Listas podem torná-lo mais bem-sucedido
Pesquisas do
psicólogo Jordan Peterson sobre definições de objetivos indicaram que
estudantes têm desempenho notavelmente melhor quando seguem um processo que
envolve refletir sobre seus hábitos e elaborar uma lista de metas para o
futuro.
Os achados de
Peterson estão em linha com as descobertas de um estudo de 2013, que apontou
que funcionários conseguem aumentar sua produtividade em 10% ao traçarem
objetivos específicos, desafiadores e realistas.
A mesma ideia
vale para metas pessoais de longo prazo quando estruturadas em listas factíveis
de passos a cumprir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário