terça-feira, 6 de março de 2018

O Dedo




Assim que o jogador Neymar se machucou, lá nas “Oropa”, começou um alvoroço na imprensa esportiva, com destaque para a Imprensa Brasileira. Cá, eu comecei a imaginar os desdobramentos do noticiário sobre o fato. Confesso que não passei nem perto de imaginar o clima de comoção nacional um simples dedo mindinho viria a causar. Vá lá que não seja um dedo mindinho qualquer, mas do dedo do principal jogador da seleção brasileira de futebol. Mas o povo brasileiro coloca o futebol como prioridade em suas vidas, acima de saúde, educação, abastecimento, segurança, etc.
Ouvi a notícia de que o tal dedo não seria operado lá, mas sim, cá. Ora, o sujeito está numa das regiões mais avançadas do mundo, onde se faz medicina com tecnologia de ponta, por que então ele viria para um pais onde as pessoas estão morrendo nas portas dos hospitais? Ingênuo que sou, não me toquei para o fato de que o dinheiro e a mídia determinam o curso dos fatos, e não a lógica e a razão. Fala-se que o jogador paga uma fortuna pela cirurgia. Não acredito. Seguindo a lógica brasileira, eu entendo que o hospital faz a cirurgia até de graça, pra depois faturar com a mídia. Já posso até antever as frases publicitárias, tipo, “nós operamos o dedo do Neymar. E por aí afora.

A junta médica (aqui precisa de junta médica pra operar um mindinho), seria convidada para dar entrevistas em todas as emissoras de rádio e TV, jornais, revistas, blogs, sites e onde mais haja espaço para divulgar o grande feito. O Carnaval já passou, mas Neymar certamente seria convidado para ser destaque de escola de samba no próximo ano, desfilando em carro alegórico com toda ajunta médica posando ao lado de uma imagem gigantesca do famoso dedo mindinho. Daria entrevistas opinando sobre assuntos variados, que ele certamente domina, como política, economia, religião e física quântica.
E como ele permanecerá aqui durante o período de convalescença, não faltará oportunidade para ele ensinar uma receita a Ana Maria Braga (fazendo pontinhos/embaixadas, com o Louro José), e participando de um lacrimoso programa com Luciano Hulk na base do “essa é a sua vida”.
Enquanto isso tudo acontece, o Congresso aprova leis permitindo a reeleição de Temer, a Justiça inocenta Lula, Sérgio Cabral reassume o governo do Rio de Janeiro e, se calhar da Seleção ganhar a Copa, eu já estarei bem longe dessa zorra. Pra quem fica, meus pêsames!

Nenhum comentário: