No último domingo (31), a rede de fast-food Burger King anunciou que
irá testar, em algumas lanchonetes, o “Impossible Burguer” (“hambúrguer
impossível”, em inglês) dentro do Whopper, o sanduíche mais conhecido da
marca.
Os testes vão acontecer em quase 60 unidades do Burger King
na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, nos EUA. A notícia veio
com um vídeo promocional (em inglês), no qual clientes da lanchonete
provam, sem saber, o hambúrguer sem carne e, aparentemente, não notam a
diferença.
O hambúrguer impossível
Você deve estar se pensando: “Grande coisa. Eu já provei o sanduíche
vegetariano do BK.” E é verdade. O Impossible Burger é tão vegetariano
quanto um hambúrguer de batata, grão de bico ou cogumelos, mas há uma
grande diferença entre eles: o hambúrguer impossível usa a ciência para
recriar o sabor da carne.
Por trás do hambúrguer está a Impossible Foods, uma startup fundada
em 2011 que desenvolve produtos com proteína vegetal e que cheguem o
mais próximo possível do sabor da proteína animal. O hambúrguer que está
sendo vendido no Burger King é resultado de nove anos de pesquisa,
muita engenharia genética e um investimento de US$ 250 milhões.
Quem investiu na carne fake? Pessoas como Bill Gates e
empresas como o Google. A Impossible aposta em uma alternativa para o
consumo de carne e, para isso, decidiu reproduzir também o sangue
presente nesse tipo de alimento.
Para isso, eles utilizam uma espécie de fungo para produzir uma
molécula chamada heme, presente na soja e que, nos mamíferos, é um
componente essencial da hemoglobina contida no sangue. E é justamente
ele que dá o sabor característico da carne.
A parceria com o Burger King é um passo importante rumo à
popularização do hambúrguer impossível, mas não é o primeiro. Em 2018, a
Impossible já estava presente em mil lanchonetes dos EUA e produzia 226 toneladas de “carne” por mês.
Segundo os criados do alimento, sua produção usa três vezes menos água e
emite 80% menos CO2 do que a carne comum, além de ocupar uma área 20
vezes menor.
Em janeiro, a empresa aprimorou sua receita e lançou uma versão 2.0
do hambúrguer vegetal em uma unidade da White Castle, outra cadeia de
lanchonetes americana, na cidade de Las Vegas. Além dos EUA, a
Impossible também comercializa alimentos em restaurantes do Canadá e em Hong Kong.
Se você não quer esperar ela chegar ao Brasil para dar o seu veredicto, vale conferir o nosso “review” do hambúrguer. Pois é, a SUPER experimentou o hambúrguer em abril do ano passado – uma prova de que a “carne sem carne” não é golpe. (Superinteressante)
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