O WhatsApp e a Rede
Internacional de Checadores de Fatos (IFCN, na sigla em inglês) criaram
um serviço de esclarecimento para tirar dúvidas e combater notícias
falsas envolvendo a pandemia do novo coronavírus. A iniciativa envolve
redes de agências de checagem em 74 países, que já produziram mais de
4,8 mil desmentidos em 43 idiomas.
A disseminação de conteúdos enganosos sobre a covid-19 vem crescendo e gerando preocupação entre autoridades de saúde, bem como medidas por parte das plataformas digitais onde essas mensagens circulam.
O serviço consiste em um robô virtual (ou bot, no termo técnico utilizado). Para tirar dúvidas, basta o usuário de WhatsApp clicar neste link ou enviar a mensagem “hi” para o número +1 (727) 291-2606.
Ao acessar o serviço, é possível buscar
checagens por tema, conferir as últimas verificações, obter dicas sobre
como não cair em boatos e mensagens falsas e encontrar iniciativas de
checagem próximas ao usuário.
Na procura pelas últimas verificações, a
informação é oferecida de forma cronológica. Nesta seção, o interessado
pode conhecer os últimos conteúdos avaliados e quais são as informações
oficiais relativas a ele.
Para buscar uma checagem, o usuário insere
uma palavra, assim como ocorre em mecanismos de busca. Por enquanto,
esse procedimento funciona apenas em inglês, mas nas próximas semanas o
aplicativo deve disponibilizar a busca em outras línguas. Não há
previsão para quando o serviço será ofertado em português.
No Brasil, diversas agências trabalham com
análise de conteúdos falsos, especialmente neste momento de pandemia.
O Ministério da Saúde tem uma página específica para desmentir notícias falsas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário