terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Como o rei do futebol 'expulsou' um juiz


O lendário Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), ou simplesmente Pelé, morreu na quinta-feira (29/12) aos 82 anos. O ex-atleta brasileiro foi uma das pessoas mais reconhecidas do mundo, apesar de ter se aposentado em 1977.

Pelé era famoso principalmente por ter vencido três Copas do Mundo — o único atleta masculino ou feminino a fazê-lo — e marcado um recorde mundial de 1.281 gols em 1.363 jogos pelo clube e pela seleção brasileira de futebol.

Seu apelo transcende os esportes. Mas ainda hoje há histórias que muitos não conhecem de uma das pessoas mais famosas da história.

Velázquez (à direita) expulsou Pelé, mas em vez disso acabou ele mesmo sendo trocado

O Santos enfrentou a seleção olímpica da Colômbia em amistoso em 18 de junho de 1968 em Bogotá. Um estádio lotado ficou atônito quando o árbitro Guillermo Velasquez disse a Pelé para deixar o campo (os cartões vermelhos só seriam introduzidos em 1970) depois que o brasileiro cometeu uma falta em um zagueiro e, segundo Velázquez, o insultou.

Então, uma confusão se armou: os jogadores do Santos cercaram furiosamente o árbitro, e as fotos do jogo mostram Velázquez com um olho roxo. A multidão também protestou contra a decisão.

Em uma entrevista de 2010, o árbitro (que morreu em 2017 aos 84 anos) disse que foi então instruído a deixar o jogo e ceder o apito para um dos bandeirinhas. Pelé foi readmitido rapidamente no jogo.

BBC News Brasil

Nenhum comentário: