sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Nova terapia genética rejuvenesce e prolonga a vida

Imagem de capa para Nova terapia genética rejuvenesce e prolonga a vida em camundongos. Logo em humanos!
Camundongos idosos viveram mais 18 semanas com a terapia genética para rejuvenescer - Foto: Pixabay
É possível retardar o envelhecimento e prolongar a vida com uma terapia genética experimental! Foi o que descobriram cientistas dos Estados Unidos em experiências iniciais feitas em camundongos e o principal: eles acreditam que também pode dar certo em seres humanos!

Pesquisadores da startup Rejuvenate Bio desenvolveram o uma tecnologia que batizaram de “reprogramação para rejuvenescer” em camundongos idosos para oferecer sobrevida com qualidade e diminuir os efeitos da idade, como doenças.

Os bichinhos conseguiram sobreviver mais 18 semanas (veja abaixo). A pesquisa dos cientistas que atuam em San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, está publicada em um artigo científico no site BioRxiv.

Técnica

A técnica de reprogramação funciona em células individuais no laboratório e agora estão tentando determinar se o efeito de rejuvenescimento também funciona em animais vivos.

Noah Davidsohn, diretor científico da Rejuvenate, disse que a empresa usou a terapia genética para adicionar três genes de reprogramação aos corpos de camundongos que eram equivalentes em idade aos humanos de 77 anos.

Resultados

Depois do tratamento, o tempo de vida restante dobrou, diz a empresa. Os ratos tratados viveram mais 18 semanas, em média, enquanto os ratos de controle morreram em nove semanas. No geral, os camundongos tratados viveram cerca de 7% a mais.

Apesar de os ganhos iniciais serem modestos, os cientistas estão confiantes.

“É uma tecnologia poderosa e aqui está a prova do conceito”, disse Davidsohn. “Eu queria mostrar que é realmente algo que podemos fazer em nossa população idosa.”

Seres humanos

Para os cientistas, o estudo é um marco, mas advertem: o rejuvenescimento total utilizando terapia genética  precisa de mais pesquisas.

“É um belo exercício intelectual, mas eu evitaria fazer qualquer coisa semelhante a uma pessoa”, diz Vittorio Sebastiano, professor da Universidade de Stanford.

Segundo Sebastiano, há riscos por exemplo de levar ao câncer.

Mais pesquisas

O mesmo grupo de cientistas segue com experiências, só que em cães, para desenvolver tratamentos com terapia genética para insuficiência cardíaca. Davidsohn está confiante que, futuramente, será possível aplicar o tratamento em humanos.

“Eu não estaria trabalhando nisso se não acreditasse nisso”, afirmou o cientista.

Para buscar o rejuvenescimentos, pesquisadores fazem experiências com camundongos. Foto: reprodução