domingo, 24 de setembro de 2023

7 dicas para se proteger da onda de calor que chegou ao Brasil

 

Imagem de capa para 7 dicas para se proteger da onda de calor que chegou ao Brasil
Entre as dicas da OMS para se proteger da onda de calor no Brasil, beber muita água e evitar exposição ao sol forte. Foto: Reprodução/Freepik.

Uma onda de calor chegou ao Brasil e é preciso se proteger porque vai permanecer por duas semanas. Todas as regiões do país serão atingidas. As temperaturas, que poderão ficar entre 40 e 45 graus. O calor será tão extremo que oferecerá risco à saúde e à vida, por isso, é  preciso saber como preparar crianças, adultos, idosos e animais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), neste período, é preciso evitar se expor nos horários de sol forte, usar roupas leves para evitar o acúmulo de calor e ficar atento aos sinais da insolação, como tontura, fraqueza e dor de cabeça. (veja as 7 dicas abaixo)

Manter o controle da alimentação é fundamental. “No calor, nosso corpo tende a suar mais pelo fato de manter a temperatura corporal adequada, então é importantíssimo priorizar alimentos ricos em água, para evitar o risco de desidratação”, explicou o nutricionista Ewerton Takao Masulawa, 34, em entrevista ao Só Notícia Boa.

Onde haverá pico do calor

O pico do calor deve ser entre o final desta semana e o começo da semana que vem.

As temperaturas poderão ficar na casa dos 40ºC em vários estados, entre eles, no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

Alerta da MetSul diz que os estados mais afetados serão Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima dos 40ºC na maioria das cidades. Na região do Pantanal as temperaturas podem ser ainda mais extremas.

Calor extremo também em cidades da Região Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí.

Rio de Janeiro e Minas Gerais também podem superar os 40ºC no próximo fim de semana.

7 dicas para se proteger da onda de calor

1- Procurar locais frescos

Durante o calor, uma das recomendações da OMS é buscar locais mais frescos. Caso você não tenha em casa, ou não trabalhe em um local que disponha de ar condicionados, busque sempre o cômodo mais fresco e arejado.

Se não for possível manter a casa mais fresca, tente passar duas horas por dia em locais que tenham temperaturas mais controladas.

2- Evite atividades físicas 

Quem gosta de praticar atividade física, ao ar livre também precisa ter cuidados.

Evite os horários mais quentes. Dê preferência para malhar ou correr antes das 8h da manhã ou a partir das 16 horas.

3- Evite alimentos gordurosos

Para proteger da onda de calor no Brasil é preciso controlar e manter a alimentação bem regulada. Alimentos muito gordurosos, como salgados, pastéis e batata frita, devem ser evitados.

“Com as altas temperaturas, nosso organismo gasta menos energia em comparação aos dias mais frios. Sendo assim, o metabolismo tende a funcionar mais lentamente. Alimentos pesados podem provocar outros problemas, como mal-estar e indigestão”, explicou Ewerton.

4- Tome mais água e coma frutas

Atenção para a ingestão de água. Ela ajuda a controlar a temperatura do corpo.

“A água é muito importante principalmente neste período de muito calor. Tem papel importante para regular a temperatura corporal, hidratar a pele, evitar doenças renais, transportar nutrientes e até mesmo ajudar a manter a saciedade”, disse o nutricionista.

Ewerton explica ainda ser importante aumentar o consumo de alimentos ricos em água, como frutas cítricas ou da estação.

“Além de serem ótimas para refrescar no calor, as frutas cítricas auxiliam também na saúde da pele. Laranja, acerola, abacaxi, maracujá, caju, uva, morango, limão, são ótimas opções para o preparo de sucos, por exemplo”, indicou.

O nutricionista ainda indica a água de coco para repor sais minerais, além de ser ótima para combater a desidratação. A dica é misturar frutas da estação com gelo, água e fazer uma bebida super refrescante.

5- Tome banhos frios

Outra dica é tomar duchas ou banhos frios durante a onda de calor. Molhe o corpo mais de uma vez por dia para hidratar a pele.

Além disso, é recomendado o uso de compressas frias e bandagens, toalhas, esponjas e escalda-pés.

6- Use roupas leves

Se precisar enfrentar o sol, use roupas leves, boné ou chapéu, além dos óculos escuros.

Se você, ou um de seus familiares apresentar pele quente e seca e delírio, isso pode ser sinal de insolação. Procure um médico imediatamente.

Sinais de tontura, fraqueza, sede intensa e dor de cabeça, também devem ser observados de perto, nesse momento é preciso descansar e correr para um local fresco!

7- Cuidados em casa

Importante também é manter a temperatura da casa fresca. À noite, ou de manhã cedo, quando a temperatura do lado de fora for mais baixa, abra as janelas e persianas.

Durante o dia, movimento inverso, feche as janelas e venezianas, principalmente aquelas que ficam expostas ao sol.

Evite também muita iluminação artificial, elas esquentam ainda mais o ambiente.

Além disso, uma dica valiosa é espalhar toalhas molhadas para refrescar o ambiente, e consequentemente, a umidade do ar.

Ah, dar um gelinho de vez em quando para os pets também pode ajudar.

O nutricionista Ewerton Takao explicou a importância de se dar preferência para frutas e alimentos refrescantes durante a onda de calor. Foto: Reprodução/Freepik.
O nutricionista Ewerton Takao explicou a importância de se dar preferência para frutas e alimentos refrescantes durante a onda de calor. Foto: Reprodução/Freepik.


Dê preferência, em caso de atividades físicas ao ar livre, locais com árvores e horários com menos sol. Foto: Reprodução/Freepik.
Dê preferência, em caso de atividades físicas ao ar livre, a locais com árvores e horários com menos sol, como antes das 8h e após 16h. – Foto: Reprodução/Freepik.

Nenhum comentário: