quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Biometria de voz ajuda a proteger consumidor e diminui fraudes bancárias

 

Imagem de capa para Biometria de voz ajuda a proteger consumidor e diminui fraudes bancárias
Veja como funciona a biometria por voz, tecnologia que ajuda a diminuir o número de fraudes bancárias. - Foto: Reprodução / Sondtrap /Unsplash

Já ouviu falar em biometria de voz? É um novo recurso que está sendo usado para proteger o consumidor e tentar diminuir as fraudes bancárias.

Com a biometria por voz, em poucos segundos, usando apenas o som da fala do usuário que está tentando acessar a conta, é possível identificar se é verdadeiramente o cliente ou uma ação de golpista.

“A biometria de voz, por exemplo, vem sendo usada como uma maneira de implementar uma solução antifraude com mínima fricção ao usuário em variados momentos da jornada do cliente”, disse o publicitário e especialista em tecnologia, Marcelo Peixoto, ao Só Notícia Boa.

Inteligência Artificial e biometria por voz

Vários bancos já estão usando a biometria por voz para identificação e acesso dos clientes.

A tecnologia pode ajudar na identificação da voz do usuário e entender que ele é o responsável pela conta.

Caso o golpe seja identificado, a instituição bancária recebe um alerta notificando que há algo de errado. Mais uma vez a tecnologia atua para diminuir fraudes bancárias, com o foco na prevenção.

“Com essas tecnologias aplicadas à jornada dos clientes, a engenharia social é realizada para aplicar fraudes pode ser interrompida logo no início. Isso tem se tornado essencial para prevenir e evitar grandes prejuízos”, explicou Marcelo.

Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, em janeiro de 2023, 284 mil brasileiros sofreram tentativas de fraude de identidade. O número representa uma vítima a cada 9 segundos.

Investimento em segurança

Segundo a Febraban, as instituições brasileiras vão investir R$ 45 bilhões em tecnologia somente neste ano. Entre as estratégias, soluções de inteligência artificial e cloud pública.

“Os sucessivos crescimentos do orçamento total de tecnologia dão suporte à transformação tecnológica baseada em centralidade e segurança do cliente”, explicou o diretor do comitê de inovação da Febraban, Sérgio Biagini.

Pix com mais segurança

O Banco Central já anunciou também novidades no Pix para aumentar a segurança.

Os bancos podem realizar notificações de infração em chaves que já tenham sofrido denúncias de golpes.

Assim, se você está prestes a realizar alguma transferência para contas envolvidas em estelionato, invasão de conta ou coação, receberá uma notificação informando a suspeita.

Outra medida de segurança é a criação de um novo passo adicional para se cadastrar no Pix.

A Instrução Normativa n° 373, publicada em abril, tornou necessário que instituições financeiras respondam um questionário de autoavaliação em segurança.

Bancos aprovaram

O BMG é um dos bancos que optaram pela autenticação por voz.

São mais de 20 mil ligações diárias e um alto volume de reclamações de fraudes no call center.

Nos seis primeiros meses de operação, R$ 4 milhões em fraudes foram evitadas e aumentou a precisão na identificação do cliente verdadeiro.

A biometria por voz permite identificar de maneira rápida se a pessoa no telefone é realmente quem diz ser. Foto: Reprodução/ Wittel
A biometria por voz permite identificar de maneira rápida se a pessoa no telefone é realmente quem diz ser. Foto: Reprodução/ Wittel

Nenhum comentário: