terça-feira, 26 de julho de 2011

26 de julho. Dia dos Avós
Hoje, 26 de julho, comemora-se o Dia dos Avós. Esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.

Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

Qual o papel dos avós?
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos. Muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Motivo pelo qual se diz que os avós são pais duas vezes. As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e não raro estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

AVÓS MODERNOS
A figura da avó e do avô não é mais daquela mulher e daquele homem que descansa numa cadeira de balanço. Da mulher que faz crochê ou prepara bolinhos de chuva à tarde. Ou do homem sentado na praça jogando dominó. Até porque com o avanço da ciência temos hoje uma sobrevida maior. Hoje muitos homens e mulheres aos 70 anos ainda estão em plena atividade profissional e em boa forma física.


Os avós são pais duas vezes, são a voz da experiência. Algumas vovós são cozinheiras de mãos cheias. Muitas ajudam na educação dos netos, cuidam deles na ausência dos pais e fazem de tudo para se aproximar e dar carinho.

Mas, as vovós e vovôs agora são modernos, têm um computador, mergulham nas ondas da internet, respondem e-mail, entram em redes sociais como o Orkut, Facebook, Twitter, se relacionam com outras pessoas.

Não há regras nem limites para cumprir a missão de ser avó ou avô, um universo cheio de histórias. Por isso que os avós ganharam de presente um dia especial no calendário mundial, para serem sempre lembrados.
Parabéns a todos os avós do blog cristovamaguiar.com.br, que também é um espaço para os avós. Afinal é adminsitrado por um avô de sete netos.

Nenhum comentário: