segunda-feira, 18 de julho de 2011

Nem as crianças escapam:
Bispo da Universal incentiva criança a dar brinquedo à igreja


Aguirre Talento - Folha de São Paulo

Uma criança de nove anos é incentivada por um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus a vender seus brinquedos e doar o dinheiro à igreja para que os pais parem de brigar. Enquanto isso, sua mãe é exorcizada no altar. A cena ocorreu em culto da Universal em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, e está sendo exibida em vídeo no blog do bispo Edir Macedo, fundador e líder da igreja.
A Universal foi procurada para comentar o vídeo, mas não deu retorno até o fechamento da edição. Num vídeo, o menino conta ao bispo Guaracy Santos que seus pais têm brigado com frequência. O bispo pergunta que sacrifício ele fará pelos pais. “Eu vou dar tudo que eu tenho”, responde a criança. Guaracy devolve: “E o que é tudo que você tem”?. “Brinquedo”, diz o menino.
O bispo insiste: “Você vai vender”?. A criança diz que sim, e Guaracy pergunta, referindo-se ao dinheiro: “Pra colocar onde”? “No altar”, promete a criança. Em seguida, sua mãe aparece em crises de convulsão, sendo segurada por um obreiro da Universal. O bispo diz que ela tem “o demônio” e “uma praga”. Depois, incentiva a criança a se aproximar. “Vai lá perto e fala: acabou pra você, diabo”. E conclui: “Seja fiel, vende o que você tem. Tem fé pra isso? Vai na tua fé”.
Especialistas disseram à reportagem da Folha de São Paulo que, embora não haja um artigo que trate explicitamente do caso, o vídeo fere os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao expor o menino a possíveis constrangimentos, mesmo com o rosto borrado pela câmera. (Veja o vídeo)

Nenhum comentário: