sexta-feira, 29 de julho de 2011

Corra que a Polícia vem aí


O barulho provocado pelo som alto de bares, igrejas e veículos particulares há muito incomoda a população amante da paz e do silêncio, principalmente no sagrado recinto dos seus lares. Já foram criadas leis para coibir os abusos, mas, quem as cumpre ou faz com que sejam cumpridas? Em Feira de Santana a Secretaria de Meio Ambiente é responsável pelo controle da poluição sonora, e tem notificado, aprendido equipamentos e até fechado estabelecimentos que teimam em não cumprir a lei.
Mas ela não tem poderes sobre os veículos particulares. É atribuição da autoridade do Trânsito, no nosso caso a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). E a SMT até mantém um telefone para receber denúncias de abusos, mas quase nunca ninguém atende, e quando atende a pessoa informa que não há ninguém disponível para resolver o problema.
Há um dado já identificado, mas não divulgado pelos organismos de controle da poluição sonora, notadamente nos casos de veículos particulares, é que a maioria deles pertence a policiais. Como os agentes de trânsito mantêm um bom relacionamento com a Polícia, quando acontece de atenderem a algum chamado, não tomam nenhuma providência porque identificam seus amigos policiais, causadores do barulho.
Aliás, policiais estão quase sempre no centro das aflições dos cidadãos comuns. Bastaria uma verificação junto ao cadastro do Departamento de Trânsito para se saber que a maioria dos veículos de transporte de passageiros (vans) que causam transtornos no trânsito, pertence a policiais, quando não conduzidos por eles mesmos em suas horas de folga.
Não faz muito tempo, dois policiais agrediram covardemente a um adolescente na Avenida João Durval, e foram flagrados por uma câmera de segurança. E o comandante da corporação teve a desfaçatez de vir a público dizer que eram “bons policiais”. E eu fiquei me perguntando como seriam os maus.
Também me questionei sobre por que as autoridades não tomam medidas eficazes para coibir tais abusos, pelo menos no que diz respeito à poluição sonora. Por que? Respondo eu. Porque as autoridades civis estão encasteladas nas alturas dos seus apartamentos ou dos muros de condomínios luxuosos, aonde o barulho não chega. E as autoridades militares estão muito bem instaladas e confortáveis em seus quartéis, aonde o barulho também não chega.
E quando o cidadão comum, trabalhador, que só quer ter um pouco de paz para descansar da dura lida diária, tenta fazer valer os seus direitos junto aos baderneiros, perturbadores da ordem pública, o resultado é sempre desastroso para ele, o cidadão.
A quem apelar?

Um comentário:

Duda disse...

a servtrans até que faz seu serviço.

Já o barulho que é oriundo de bares, e nao de veículos, é mais complicado, porqu a servtras nao pode ir fazer a medição.

Em tdo caso, qualquer barulho pode ser denunciado lah no Juizado Especial Criminal, no 4º anda do Forum. O problema é só a demora pra gendar a reclamação, porque soh tem um atendente.