quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Alex Ferraz

DECEPÇÃO
Vota e meia, gente do governo enche a boca com orgulho para falar do aumento de recursos para o Bolsa Família (o que significa crescimento do número de dependentes da esmola oficial). Ao contrário, acho que deveríamos ficar decepcionados cada vez que mais gente entra no programa, pois isso indica maior número de brasileiros sem emprego e remuneração digna. O Haiti é aqui.

Frase:"A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano."
(Voltaire)

O deputado, a Constituição e o STF
O deputado petista Marco Maia, presidente da Câmara Federal, segue esbravejando contra o Supremo Tribunal Federal (STF), e afirma que a Casa não acatará decisão da Corte maior do País, caso ela decida pela óbvia cassação dos mandatos dos deputados condenados por causa do mensalão. Anteontem, num arroubo que o faz parece defensor legítimo dos direitos constitucionais, Maia disse que cassar os deputados criminosos seria uma "afronta à Constituição".
Ora, senhor Marco Maia, governos vêm afrontando a Constituição desde que ela foi promulgada, em 1988, e o do PT de Vossa Excelência é um deles. Vejamos: agredir a Constituição é não impedir, por exemplo, o morticínio absurdo pela violência desenfreada no País, com o crime organizado ampliando fronteiras e coagindo até mesmo a Polícia, Polícia esta pródiga em matar inocentes e indefesos; agredir a Constituição, sr. Maia, é deixar brasileiros morrerem nas filas tentando marcar exames para seis, oito meses depois, varando madrugadas em busca das malditas e torturantes senhas, além de hospitais depredados; ferir a Constituição, sr. Marco Maia, é deixar a educação apodrecer a ponto de ocuparmos lugar vergonhoso no ranking mundial. Enfim, Excelência, rasgar a Constituição é assaltar os cofres públicos e ludibriar a população menos esclarecida com esmolas oficiais, ao mesmo tempo em que, agressão suprema aos direitos do cidadão, se insiste em amordaçar a imprensa.
O resto é bravata de quem está se vendo encurralado e afundando no mar de lama que vocês mesmos criaram.

Demagogia nos
aeroportos (I)

A determinação da Anac para que seja reforçada a fiscalização nos aeroportos do País até 14 de janeiro, a fim de "evitar o caos de fim de ano", parece-me uma atitude meramente demagógica. Afinal, problemas estruturais como falta de espaço, vícios das companhias aéreas etc., não podem ser nem serão resolvidos em um mês.
O máximo que os fiscais da Anac poderão fazer é anotar o que verão (sem trocadilho) para que se tente, ao longo de 2013, uma solução para tais problemas, caso contrário o verdadeiro caos explodirá na Copa do Mundo.

Demagogia nos
aeroportos (II)

Viajei recentemente e vi que a situação é delicada, inclusive, no maior aeroporto do Brasil, o recém-privatizado Cumbica, que agora se chama "GruAirport". Filas imensas, escadas rolantes estreitas, um horror.
Para não falar na absurda exploração, tanto lá como cá e alhures, através dos preços exorbitantes praticados pelos bares e restaurantes dos terminais. É isso aí...

Hipocrisia
no Natal (I)

Começam a ser organizadas as ceias para serem distribuídas a mendigos e "moradores de rua" de Salvador, neste Natal, como ocorre todo ano.
Particularmente - e que me perdoem aqueles que tem esta boa intenção -, acho até mesmo uma humilhação aos marginalizados sair pelas ruas no dia 25 de dezembro distribuindo pães e até restos da ceia feita em casa na noite anterior.
Soa assim como dizer: "Olha, vejam o que vocês estão perdendo nos outros 364 dias do ano"...Horrível!

Hipocrisia
no Natal (II)

Importar-se de verdade com os marginalizados pela sociedade cruel - mais cruel ainda nesta cidade de pobreza alarmante -, tomar para si a defesa dos que morrem como moscas vitimados pela droga, fome, falta de assistência médicas ou balas "anônimas" seria trabalhar, sim, todos os dias do ano em defesa dessa gente, exigindo que aqueles que podem socorrê-los descruzem os braços e parem de olhar apenas para o próprio umbigo. Mas quem topa fazer isso? O resto, a mim me parece, é tentar garantir vaga no céu (sic).

A falácia
da frota

Jornalistas e autoridades enchem a boca ao falar dos "quase 800 mil veículos" que compõem a "imensa frota" de Salvador. Bobagem. Comparando a cidades menores (somos a terceira maior capital do País), veremos: a frota total de veículos da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a que mais cresceu entre dezembro de 2002 e dezembro de 2011, passando de 1,08 milhão de veículos para 2,28 milhões; Curitiba, por sua vez, já é considerada ama das cidades mais motorizadas do País, com um veículo automotor para 1,63 habitante, compondo uma frota de 1.097.030 unidades para uma população de 1.828.092, conforme dados AINDA de 2008; Goiânia está na disputa, também com praticamente um veículo por habitante (a cidade tem em torno de 1,3 milhão de pessoas e um milhão de veículos registrados).
Como se vê, são cidades com frota muito mas que, embora enfrentando problemas, não vivem o caos absoluto da capital baiana.
ENSINO -A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até sexta-feira, inscrições para 1.023 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). As vagas são destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou do EJA Médio (tempos formativos VI e VII) da Rede Estadual de Educação, que farão os cursos em turno diferente ao qual estão matriculados.
CORAL - A temporada 2012 está terminando para o coral performático Canto de Todo Lugar, formado por servidores das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Nesta sexta-feira (14), a maratona começa, às 19 horas, na praça central do Salvador Norte Shopping; prossegue dia 17, na festa de Natal da Sedes; dia 18, no encerramento das atividades do Patra, na Unidade Central do SineBahia do Iguatemi; e termina, dia 20, na festa de Natal da Setre.
SEMINÁRIO - O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia promove amanhã, às 14 h, o seminário Tecnologia, Ética e Desenvolvimento, no Hotel Fiesta, para discutir a relação da engenharia com os temas.

Um comentário:

Adalto Oliveira disse...

O bolsa família "diga-se fábrica de malandro", foi criada com objetivo de colocar-se cabresto no voto, más foi muito além do esperado transformando pais e mães de família não apenas em seres encabrestados, más também em seres humanos inutilizados. É a cara da política pública e social que os nossos governantes acham que precisamos. Êeeeee Brasilsão!, mostra tua cara.