terça-feira, 16 de abril de 2013

Alex Ferraz

INTRANSITÁVEL
O acesso à Águas Claras vira um tremendo caos por volta das 17h, todos os dias. Centenas de caminhões e milhares de carros embolam tudo no acesso que vem da BR-324. Ninguém respeita a sinaleira. E como não há qualquer policiamento de trânsito...

Frase: "A morte dele não será só mais uma estatística" (Mãe de Victor Hugo Deppman, de 19 anos, assassinado por um adolescente em SP)

A demagogia da maioridade penal
No Brasil, menores de idade podem tudo e contra eles a lei não pode nada. Só são proibidos, pasmem, de TRABALHAR! Com a maioridade penal de 18 anos, centenas, quiçá milhares de criminosos de até 14 anos de idade assaltam, estupram e matam e, quando muito, ficam dois ou três anos numa "casa de recuperação". O caso do assasinato do jovem Victor Hugo Deppman, de 19 anos, em São Paulo, por um menor que iria completar 18 anos três dias depois do crime, reacendeu a discussão sobre o limite mínimo para a responsabilidade penal.
Há opiniões patéticas, como a de um juiz que disse que "o País não tem cadeias para NOSSOS - lá dele - adolescentes". Ora, então construam cadeias decentes com a mesma velocidade com que se erguem estádios!
O que não se pode admitir é que, enquanto no mundo civilizado (falo de Noruega, Suécia, Itália, Japão, EUA etc.) a idade mínima para responsabilidade penal varia entre 10 e 16 anos, no Brasil se continue a afagar a cabeça de assassinos com 16 anos ou menos.
E tem mais: se os governantes realmente levassem a sério a guerra civil que o País vive, já teriam tomado atitudes IMEDIATAS para construir presídios dignos, mudar as leis e por um freio na violência absurda para a qual eles, junto com parlamentares e movimentos sociais diversos (estes, quase todos, cooptados pelo atual poder) fazem vista grossa.

E por falar
em violência...

Não digo que me espantei, porque NADA mais neste país me causa espanto.
Mas me chamou a atenção a declaração do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, na TV, afirmando, tranquilo, que muitas armas pesadas voltaram a ser usadas pelo crime organizado na favelas "pacificadas", mas "a situação melhorou muito". Uma piada de péssimo gosto, será?

Cantei a
pedra aqui (I)

Logo após aquele acidente de ônibus no Rio, que matou sete pessoas, escrevi nesta coluna que uma tragédia semelhante, em Salvador, seria questão de tempo.
Infelizmente, não deu outra.
E não adianta culpar buraco pelo terrível acidente de domingo, numa via EXCLUSIVA para ônibus. Pelo menos um dos motoristas desenvolvia o excesso de velocidade assassino que carcateriza a condução irresponsável da maioria dos coletivos de Salvador. Como ninguém fiscaliza, será daí para pior. Podem anotar que mais mortes virão.

Cantei a
pedra aqui (II)

É impessionante a irresponsabilidade e a sanha assassina dos motoristas de coletivo na cidade.
Empresários e autoridades de trânsito deveriam ter responsabilidade social e fiscalizar isso. Tudo começaria, aliás, por contratar pessoas com sanidade mental comprovada, em vez de entregar o volante a loucos. Olha, pastor Feliciano: o inferno é aqui!

E por que
não mudou? (I)

No mínimo, curioso: após 14 aos de governo de Hugo Chávez, a população da Venezuela segue, unânime, em apontar a altíssima violência urbana como uma das prioridades para o novo presidente, Nicolás Maduro.
Oxente, e por que essa violência só piorou com o "salvador" Chávez? Hum...

E por que
não mudou? (II)

Aliás, o mesmo está contecendo no Brasil. Os governos da "mudança", cujo representante maior aliou-se ao que há de mais retrógado na política brasileira (Sarney, Collor, Renan, Maluf & Cia), fazem vista grossa para o caos na segurança pública.
Sequer tocam no assunto em seus discursos eleitoreiros.
Nada mudou. Tudo piorou. É o fim da picada.
COMUNICAÇÃO - Começa no próximo dia 23 a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa – o Congresso Mega Brasil de Comunicação – que reunirá no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, perto de 1.000 profissionais de todo o Brasil.
MISSA - No dia 21 próximo, as 10 horas, na Igreja da Misericórdia (Praça da Sé) será celebrada uma missa em homenagem à memória do deputado Luis Eduardo Magalhães, que completa 15 anos de falecimento.
DROGAS - Estão abertas as inscrições para o XIV Concurso Nacional de Cartazes, promovido pelo CIEE e pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O participante deverá, obrigatoriamente, preencher a ficha de inscrição disponível nos sites do Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas (Obid) (www.obid.senad.gov.br) e do CIEE (www.ciee.org.br), e anexá-la ao trabalho.

Nenhum comentário: