quarta-feira, 17 de abril de 2013

Alex Ferraz

DIFÍCIL...
Setecentos mil casos de dengue só este ano, sequestro e estupros de turistas, assassinato de moradores de rua, racista na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e quase 30 assassinatos por fim de semana, só em Salvador. Este é o país da Copa. Valei-nos!

Frase: O Conar precisa fisclizar imediatamente as advertências obrigatórias em anúncios de medicamentos.

Enganando perigosamente o consumidor
Por uma incrível coincidência, poucos minutos depois de a televisão noticiar que o Brasil já contabiliza mais de 700 mil casos de dengue somente este ano, vi na mesma emissora um anúncio do medicamento Doril, no qual, no final, a advertência de que "este medicamente é contra-indicado em caso de suspeita de dengue" é dita com tal rapidez que, creio, 99% dos telespectadores não entendem. E a parte escrita fica uma fração de segundo à mostra, o que impossibilita a leitura.
Este é mais um exemplo da burla que a publicidade faz para anunciar os riscos de um produto, mas ao mesmo tempo impedir que este anúncio seja entedido.
No caso específico do Doril (e outros medicamentos para dor à base do mesmo analgésico), a burla é altamente criminosa, pois, como o cidadão não entende a advertência, corre o risco de tomar o remédio tendo contraído uma dengue hemorrágica e morrer.
Não é de agora que falo sobre esse tipo de engabelação publicitária (há advertências e fórmulas, por exemplo, que são impressas na parte enrugada das tampinhas de refrigerantes, portanto ilegíveis), mas, repito, no caso dos remédios essa propaganda enganosa pode matar. Vamos ver se alguém vai tomar alguma providência, ou preferirá tomar Doril com dengue.

Deboche com
o cidadão (I)

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, foi infeliz com a piadinha que fez, anteontem, em público. Aludindo ao seu negócio, que é vender combustível, ela disse: "Eu acho engarrafamento lindo!"
Perdeu uma grande chance de ficar calada.

Deboche com
o cidadão (II)

Pois nós, aqui do lado fraco da corda, senhora Graças Foster, não achamos nada bonito em engarrafamentos. Muito menos quando ele impede o livre trânsito de ambulâncias, polícia etc.
É o poder debochando com o cidadão, talvez por não ter como explicar o fato de incentivar o consumo de automóveis sem oferecer qualquer infraestrutura para seu trânsito.

E os bandidos,
não entregam?

Foi lançada no Distrito Federal, a campanha "Arma não é brinquedo: dê livros", que visa estimular a troca de armas de brinquedo por livros. Interessante? À primeira vista, parece.
Mas trata-se de mais uma demagogia: depois de tomar as armas de cidadãos honestos e crédulos (crédulos demais, para meu gosto), o governo agora quer fazer crer as crianças que é a brincadeira com armas que fabrica bandidos neste país.
Pois eu brinquei boa parte da minha infância de caubói, com dois coldres de brinquedo na cintura e atirando com revólveres de espoleta, e não me tornei um bandido assassino. Batam um abacate!

Aterrorizando
com o terror (I)

Lamentável, sem dúvida, mais um ataque terrorista nos EUA (ou onde quer que seja).
Mas muita gente na TV brasileira, anteontem, sem ter o que falar, resolveu fazer terror com o terror e insistiu que isso pode acontecer na Copa e nas Olimpíadas, no Brasil.

Aterrorizando
com o terror (II)

De mais a mais, nem precisa haver atentado terrorista no Brasil. A extrema violência urbana, com centenas de assassinatos todo fim de semana, já é um terror para os que aqui vivem.
COMÉRCIO - Amanhã e depois, 180 representantes de federações e sindicatos patronais do comércio de todo o Nordeste estarão reunidos em Salvador para participar da 2ª Reunião Regional da CNCC (Comissão de Negociação Coletiva do Comércio), no 3º andar da Casa do Comércio.
IMPOSTO - Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Estácio FIB vão orientar a comunidade na elaboração da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.
PLATTERS - Trazendo na bagagem 100 milhões de discos vendidos, o decano grupo vocal americano The Platters desembarca em Salvador, para homenagear as mães baianas com apresentações nos dias 11, às 21h, e 12 de Maio, 20h, no Teatro SESC Casa do Comércio.
ARTE - Será inaugurada amanhã, às 20h, em Salvador, a primeira galeria de arte contemporânea da Bahia, a Roberto Alban Galeria de Arte.

Nenhum comentário: