sábado, 6 de abril de 2013

Alex Ferraz

RACISMO
Dados do Instituto Data Popular, com base em pesquisa feita em parceria com o Fundo Baobá, dão conta que a população branca tem duas vezes mais acesso a planos de saúde em comparação aos negros, no Brasil. De acordo com a pesquisa, 15,2% dos negros têm plano de saúde, contra 31,3%, dos brancos. E aí, Feliciano?

Frase: Parentes de desembargadores têm ligações estreitas com o Estado
Uma relação muito perigosa
A notícia: "Parentes de desembargadores do Tribunal de Justiça do Pará têm sido nomeados para cargos na "assessoria especial" do governo paraense, comandado por Simão Jatene (PSDB). Os assessores especiais estão formalmente ligados à Casa Civil, cúpula do governo, e podem atuar em qualquer área. Além dos que ganharam o cargo no atual governo, há parentes de desembargadores que mantêm o emprego desde gestões anteriores. Por causa disso, em fevereiro de 2012, o Conselho Nacional de Justiça recomendou a esses magistrados que não julgassem causas envolvendo o estado.
Uma reportagem feita pela Folha de S.Paulo identificou cinco desembargadores nessa situação: Cláudio Montalvão das Neves (mulher nomeada em 2011), Constantino Guerreiro (duas filhas nomeadas em 2011), João Maroja (filha nomeada em gestão anterior), Rômulo Nunes (mulher nomeada em gestão anterior) e Ricardo Nunes (mulher nomeada em gestão anterior). Ao menos dois deles continuam julgando casos ligados ao estado porque dizem não ver problemas”.
A situação paraense é apenas um exemplo do que se repete, quiçá, em todos os estados brasileiros. O comprometimento de membros do alto escalão da Justiça com o Executivo acaba gerando um perigoso atrelamento, e nem sempre as normas do CNJ são cumpridas.
É necessário que o órgão fiscalizador da Justiça adote medidas no sentido de intensificar a vigilância sobre esse tipo de vínculo, o que seria um passo bem dado no caminho da independência da Justiça perante o Estado.
Não é à toa que, no mais das vezes, é praticamente impossível ganhar uma causa contra o Estado.

E será que
atenderão?

Da série: chama, chama e ninguém atende: o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, em audiência pública na Câmara dos Deputados, a implantação de norma que irá exigir das operadoras de planos de saúde a criação de ouvidorias para atender aos seus usuários.

O grande
incentivador

Pensando bem, devemos louvar as atitudes do pastor Marco Feliciano, racista homofóbico que preside, que ironia, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal: é que suas atitudes preconceituosas acabaram por detonar um movimento anti-homofobia e anti-racismo em proporções nunca vista neste país nos últimos tempos.
A sociedade sensata agradece penhoradamente, pastor-cantor...

A volta
do SNI?

O Palácio do Planalto montou uma operação, que há um mês vem sendo executada pela Abin, para monitorar a movimentação sindical no Porto de Suape, em Pernambuco, principal ponto de tensão entre a presidente Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos (PSB).
Adversário já declarado da presidente Dilma com vistas ao pleito de 2014, Campos vem despertando a ira - e o temor - dos petistas.

A munição
está no fim (I)

De Bruno Bochini, na Tribuna da Imprensa: "Os efeitos das medidas que o governo vem tomando desde o ano passado para aquecer a economia e, consequentemente, o setor industrial, podem estar acabando. A avaliação, do presidente da Ordem dos Economistas do Brasil e professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Manuel Enriquez Garcia, é baseada no resultado da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou queda de 2,5% na produção industrial nacional em fevereiro."

A munição
está no fim (II)

Enriquez Garcia acrescenta que “os resultados estão evidenciando que essa política, de diminuição da taxa de juros, facilidades para o crédito, a redução de uma série de tributos, com o intuito de que o consumidor brasileiro adquira bens de consumo duráveis, já tenha chegado a um nível de uma certa exaustão.”
MATEMÁTICA - Acaba hoje o período de inscrição na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2013. Escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país que ainda não inscreveram seus alunos na Olimpíada podem fazê-lo pelo site www.obmep.org.br.

FORRÓ - A festa de lançamento do Forró da Margarida será realizada amanhã, no Clube dos Maçons, em Jequié. As bandas Forrozão, Lordão e Lé Kum Cré vão fazer uma prévia do evento, marcado para os dias 22 e 24 de junho, na mesma cidade.
CAVALOS - A Expobahia abre o calendário de feiras agropecuárias em Salvador. A partir deste ano, no entanto, ela passa a ser chamada de Expobahia – Semana Baiana do Cavalo, com atrativos específicos ao tema. O evento acontece entre os dias 9 e 14 pr´poximos, no Parque de Exposições de Salvador.

Nenhum comentário: