segunda-feira, 29 de abril de 2013

Poluição sonora gera eletricidade

Um dos grandes incômodos das grandes cidades, a contaminação acústica, motivou cinco designers franceses a tirar vantagem do problema e criar projeto para o concurso de arranha-céus futurísticos, promovido pela revista eVolo Magazine.
Eles desenharam o Soundscraper, uma torre de 100 metros de altura com capacidade para capturar a poluição sonora e transformá-la em energia. A ideia é construí-la perto de grandes infraestruturas de transporte, de preferência fora dos centros da cidade, onde a propagação de ruído costuma ser maior.
Para captar o som, a torre conta com estrutura metálica flexível, que balança conforme a vibração sonora, e 84 mil cílios cobertos de sensores cuja função é converter o movimento das ondas de som em energia cinética. Depois disso, com o trabalho de células transformadoras, a energia mecânica vira eletricidade, que é transferida e armazenada em compartimento de onde será redistribuída para a cidade.
Segundo seus criadores, o Soundscraper cobre um amplo espectro de frequências sonoras, desde a movimentação de pedestres até o barulho de aviões. Ele seria capaz de produzir 150 megawatts por hora, o que significa 10% do consumo de iluminação urbana da cidade de Los Angeles.
A vantagem deste projeto? A produção de energia desta torre se apropria de uma fonte limpa, que são as vibrações sonoras, e não emite gases do efeito estufa.

Fonte: http://super.abril.com.br

Nenhum comentário: