terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Uma palavra latina que significa amor



            Conta-nos a história que o acolhimento fraterno de crianças e famílias é praticado desde épocas remotas. No final da guerra de religiões, (século XVI) o rei da França, François I, favoreceu a criação de entidades de caridade e casas com finalidade de acolhimento aos órfãos. Essa preocupação sempre acompanhou a humanidade, principalmente na França.
            A história também nos conta que nessa mesma França de Kardec havia uma médium por nome Madame Watteville Krell, ligada ao círculo espírita de Bordeaux. 
        Madame Krell psicografava, com facilidade, mensagens assinadas pelos maiores nomes da poesia francesa como Lamartine, André Crênier, Saint-Beuve e Alfred de Musset, o poeta americano Edgard Allan Poe e outros não menos famosos. Era uma médium do quilate do saudoso Francisco de Paula Cândido Xavier, que psicografou poetas brasileiros e portugueses.

No Natal de 1873, em Bordeaux, Madame Krell psicografou uma mensagem de um poeta que não quis se identificar. Essa mensagem ultrapassou as fronteiras da poesia e se transformou numa oração aos órfãos e andarilhos. Quando alguém quis saber o nome do espírito ele apenas respondeu: “Chamo-me “charité”, sou o caminho principal que conduz a Deus; segui-me eu sou a meta a que vós todos deveis visar”.

O interessante é que essa psicografia deveria ser conhecida como “A prece do espírito charité” (Caridade), mas, inexplicavelmente, ela ficou mundialmente conhecida como “A prece de Cáritas”.

Carita é um termo latino que significa amor "Deo carita ets" e não caridade.

Eis aqui a mensagem do espírito “Charité” psicografada por madame W. Krell:

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!

Deus, Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!

Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé.

Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.

E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder! oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.


Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina e Santa Imagem.

Conrado Dantas


Nenhum comentário: