segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Alex Ferraz

LAMENTÁVEL
É estarrecedora a situação do aeroporto internacional de Salvador. Sujeira nos banheiros (só dois funcionavam  ontem), calor intenso, uma bagunça generalizada. Se é desta forma que a Bahia, especificamente Salvador, pretende atrair turistas, pode dar adeus...

Frase: "A perda da liberdade não pode acarretar a perda da dignidade. Por isso não me dobro às injustiças dentro da cadeia." (Frei Betto)

Fugindo da única solução possível
A notícia: “O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, entregou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, proposta para tentar reduzir o número de presos provisórios em presídios. A proposta de alteração legislativa apresentada por Lewandowski prevê que os juízes tenham de se manifestar sobre a possibilidade de aplicação de medidas cautelares alternativas antes de decretar prisões preventivas ou em flagrante. Para Lewandowski, as medidas sugeridas poderão contribuir para a redução da superlotação nos presídios brasileiros, que estão com número excessivo de presos provisórios.”
O comentário: ora, trata-se, evidentemente, de um paliativo, até porque sabemos muito bem quão lerda é a Justiça neste país. Na verdade, a atitude do ministro serve mais para desviar o foco do real, cruel e vergonhoso problema das prisões no Brasil: são depósitos infectos e promíscuos de pessoas, com celas “abrigando” cinco ou seis vezes mais presos que sua capacidade. O resultado é um literal amontoado de gente, em situação de total imundície, algo de fazer arrepiar carcereiros da Idade Média. Aliás, a imagem das prisões brasileiras, quando vistas no exterior e em países civilizados, causam arrepios e envergonham  esta nação que insiste em posar de civilizada e pujante, ao tempo em que esconde tanta imundície sob o tapete. Um horror!

Onde está
a “esquerda”?

É espantoso, também, o silêncio dos governantes, inclusive porque muitos deles, na atual fase do País, são pessoas que já passaram por prisões.
Mas eram presos políticos, chiques que só eles, não? Pois sim!

E por falar em
preso chique...(I)

 Vejam isto: o secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco, afirmou que o montante arrecadado pelo ex-tesoureiro Delúbio Soares (mais de R$ 1 milhão em pouquíssimos dias!) para pagar a multa do mensalão é “por demais expressivo” para ser juntado em tão pouco tempo. Ele acha que seria importante para a sociedade que os nomes dos doadores fossem publicados na internet. Concordo inteiramente. Transparência, gente!

E por falar em
preso chique...(II)

Disse Gil Castello Branco, em entrevista: “Para ficar claro, e absolutamente transparente, deveria ter sido colocado ali, no próprio site(de arrecadação), o nome dos militantes, com o valor que cada um contribuiu. Isso seria interessante. Inclusive os próprios militantes até se sentiriam orgulhosos, de estar contribuindo desta maneira. Mas seria sobretudo importante para a sociedade, para saber quem de fato está contribuindo e com que valor. Acho que isso é importante. Era bom ficar claro quem contribuiu para condenados pelo Supremo Tribunal Federal.”

Um símbolo
abandonado (I)

O Relógio de São Pedro, u dos monumentos de Salvador, está abandonado. Cada face mostra um horário diferente e isso vem ocorrendo há muito tempo.
Não para entender tamanho descaso.

Um símbolo
abandonado (II)

Aliás, exatamente aos pés do Relógio de São Pedro, um módulo da PM abandonado virou depósito de lixo e abrigo para drogados.
A situação é de ruína e espanta turistas e baianos que passam por ali.

 RAINHA - As 12 finalistas do Concurso que vai escolher a Rainha do Carnaval de Salvador 2014 foram escolhidas neste sábado (1º), durante evento realizado no Hotel Sol Vitória Marina, na capital baiana. As fotos das classificadas estão disponíveis na página www.facebook.com/rainhadocarnaval2014ssa

SAÚDE - O prefeito ACM Neto assinou ordem de serviço para a reconstrução do 3° Centro de Saúde da Liberdade. Trata-se de uma unidade implantada em 1962 com uma especificidade histórica caracterizada pela oferta de serviços de saúde relacionados ao tratamento de doenças respiratórias e emissão de Atestado de Saúde Ocupacional, além das consultas médicas ambulatoriais e serviço de imunização.

ESTRADA - Mais de 140 mil moradores das cidades de Ruy Barbosa e Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, foram beneficiados com a pavimentação da BA-046, que liga os dois municípios. O trecho de 35 km  reduziu  a distância de viagem em 20 quilômetros. 

Nenhum comentário: