quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Após dez meses de preparação, alunos dão show no Natal Encantado


Eles tiveram dez meses de aulas semanais antes de subirem ao palco pela primeira vez. Desde fevereiro, os alunos do Programa Música na Escola têm aulas do currículo regular como matemática e português em um turno e, no horário oposto, se dedicam à música. Como forma de reconhecer o empenho das crianças e professores, o público aplaude todos os dias as diversas apresentações dos estudantes na programação do Natal Encantado.
 
Um dos seguimentos do Programa Música na Escola é o Instrumenta, que oportuniza aos alunos o aprendizado de instrumentos musicais como flauta doce, violão e acordeom. As aulas do Instrumenta são divididas entre práticas e teóricas, para que os estudantes possam se desenvolver de forma integral: se preparam para as diversas apresentações ao longo do ano e ainda se tornem músicos completos, capazes de desempenhar a função em qualquer ambiente em que estejam inseridos.
 
“Desde a primeira aula, os alunos tocam nos instrumentos. Todo o trabalho de musicalização é feito com o estudante em contato com o instrumento que irá aprender. Esta metodologia auxilia num rápido aprendizado de conceitos e técnicas que possibilitam que eles já toquem suas primeiras músicas em três meses. Ensinamos para a vida e não somente para que eles toquem nas escolas ou em apresentações”, explica a coordenadora do Programa Música na Escola, a maestrina Rosa Eugênia Villas Boas.
 
Os ensaios são fundamentais para que os alunos aprimorem os seus conhecimentos. Por isso, o incentivo da escola é fundamental. “Eles trocam os intervalos pela aprendizagem, pegam a flauta e ensaiam. Uns ajudam aos outros e, em qualquer pausa nas atividades, eles já correm e pedem para pegar os instrumentos. Os alunos gostam tanto que, muitas vezes, nos pedem as flautas emprestadas para levar pra casa e ensaiar ou fazer apresentações em reuniões e aniversários dos familiares”, conta Carla Monalisa Dias de Oliveira, professora do 4º ano da Escola Municipal João Paulo II.
 
Aluna da professora Carla Oliveira, Gabrielle de Jesus Santos e Santos já levou a flauta para casa diversas vezes, como garante a mãe Fátima de Jesus Santos: “Ela já levou o instrumento pra casa para ensaiar. É muito gratificante ver nossos filhos crescerem com esse incentivo que precisa vir da escola e também de nós, pais. A música melhora tanto a parte psicológica quanto a parte artística e pedagógica. Quem sabe Gabi não escolhe a música como profissão?”, comenta.
 
“Eles têm aulas uma vez por semana, mas, o principal é a prática contínua. Meus alunos sempre surpreendem e conseguem tocar tudo em um tempo recorde de um mês, graças à dedicação que eles têm. Muitos nem precisam de partitura para tocar flauta, pois já decoraram as notas”, comemora a instrutora do Instrumenta, Josinete dos Santos Santana.

Nenhum comentário: