quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Comunismo/Capitalismo



Por onde o comunismo/socialismo passou só gerou devastação, violência, totalitarismo, fracasso, atraso intelectual, seja nas suas versões da mãe assassina russa, ou cubana, seja nas suas versões toscas, bolivarianas, como a Venezuela; por onde o capitalismo passou- com todos os seus defeitos-, gerou democracias, liberdades civis, direitos e garantias constitucionais, liberdade intelectual e de opinião e os maiores movimentos de redução da miséria.

Ah sim, foi a luta do povo que conseguiu as garantias, dirão alguns. Sim, em boa parte é verdade, mas a diferença é que no capitalismo o povo teve o direito de lutar. No comunismo, ele seria fuzilado.


Não é a toa que as 100 maiores universidades do mundo não estão nos países comunistas, e que os gigantes avanços da ciência e da tecnologia, não vieram dos países comunistas.

Aliás, a inacreditável experiência sociológica, politica, social, gerada pela segunda guerra mundial dividindo um país de povo inteligente, desenvolvido, em dois, como foi feito na Alemanha, deveria bastar como argumento final. Enquanto os alemães ocidentais conviveram com a liberdade e o progresso, os alemães orientais conviveram com o terror e o atraso. E, ao final, a banda Ocidental precisou resgatar a banda Oriental da degradação total.

Caso tenha oportunidade, ao ir a Alemanha, como fui, visite a sede da Stasi, a temível Polícia da Alemanha Oriental, e o campo de concentração de Sachsenhausen, herdado dos nazistas e usado pelos russos para que veja o que é o uso do estado contra o cidadão.

Então, quando ouço os gritos de abaixo o capitalismo, viva o comunismo, go home americanos, ou de apoio aos bolivarianos e Kim Jongs do mundo, eu sei que é só mais um ato de desonestidade intelectual, cinismo moral, ou interesse secundário.

Ou os três.



Nenhum comentário: