sexta-feira, 29 de junho de 2012

80 dias de greve



         Hoje completam-se 80 dias que os professores da rede estadual de ensino entraram em greve. Eu já disse e vou repetir que se tivesse um filho meu estudando em escola pública eu não permitiria que ele frequentasse aulas este ano, mesmo que a greve acabasse. Digo isso porque ninguém vai me convencer de que os dias perdidos serão repostos satisfatoriamente, sem prejuízo do aprendizado e das férias das famílias e dos professores.

         Como disse, o governo exige professores capacitados e estes por sua vez, exigem melhores salários e escolas devidamente equipadas. Então porque não aproveitar que o ano letivo está mesmo perdido e em vez de "jogar para a torcida" tomar atitudes sérias tais como: Enviar os professores para cursos de capacitação e atualização, enquanto o governo equipa as escolas se prepara o plano pedagógico do próximo ano letivo.

         Mas é para equipar mesmo. Não é simplesmente pintar as paredes, trocar algumas telhas e carteiras quebradas e dizer que a escola está pronta. A escola publica tem que ser compatível com as escolas do ensino particular que, aliás, não existiria se o ensino público fosse levado a sério. "Fazer educação não é barato", disse sincera e honestamente o professor Jorge Portugal, cuja empresa foi contratada para ministrar "aulões" para os estudantes que participaram do Enem e prestarão vestibular este ano. E não é pra ser barato mesmo, porque tudo que é bom custa caro.

         Porém, dinheiro não é problema, ou pelo menos, não deveria ser, ante a escorchante taxa tributária que é imposta ao cidadão. Aliás, o governo federal vive a alardear que a economia brasileira está a mil por hora e que o Brasil é um exemplo de crescimento e riqueza entres os países em desenvolvimento. O Governo da Bahia, inclusive, tem investido pesado para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O que da a entender que todas as demais prioridades estão atendidas, como, transporte, segurança pública, saúde e, claro, Educação.

         Aliás, insistindo em não cumprir com o que foi acordado com os professores, que continuam irredutíveis na greve, o governo acaba de investir R$ 1,5 milhão ao contratar uma empresa para dar os tais "aulões". E ao que tudo indica, serão verdadeiras aulas-shows porque serão ministradas por estrelas da educação baiana para milhares de alunos em cada vez, com direito a sonorização, iluminação, palco e  filmagem como todo show que se presa. Só não disseram se será gravado um DVD ao vivo. 

         Não sei quanto fôlego ainda resta aos professores para resistir e nem sei por quanto tempo os pais de alunos resistirão a propaganda enganosa, intensivamente divulgada na mídia paga com o nosso dinheiro, para jogar a opinião pública contra os professores. Isto acontecendo será mais uma batalha perdida para o povo e uma sobrevida para um governo que vive essencialmente de mentiras e enganos.
         Pobres de nós!

Nenhum comentário: