segunda-feira, 25 de junho de 2012

“O Grande Irmão está observando você”


Você é curisoso? Nós do Sempre Livre somos. Por isso descobrimos e estamos repassando esta informação super importante para os nossos leitores:
Na semana em que os assuntos mais comentados na web foram a Luiza, que já voltou do Canadá
o possível estupro dentro da casa do Big Brother Brasil e a polêmica da lei que pode censurar a internet nos EUA, a SUPER resolveu dedicar a frase da semana ao autor da expressão “Big Brother”, o escritor George Orwell. A essa altura, depois de mais de 10 edições do programa no Brasil, você já deve saber de onde vem o termo. Mas não custa esclarecer as coisas mais uma vez, para não restar dúvida.

Eric Arthur Blair, mais conhecido por seu pseudônimo George Orwell, foi um escritor e jornalista inglês. Seus livros, artigos e ensaios são conhecidos pela clareza da escrita, pelo conteúdo inteligente e perspicaz, e por sua consciência das injustiças sociais. Em sua obra 1984, Orwell criou um dos mais importantes personagens da literatura mundial: o Grande Irmão (“Big Brother”, no original).

No enredo, GI é o ditador da Oceania, um Estado totalitário em que as pessoas são constantemente vigiadas pelas autoridades por “teletelas” (uma espécie de câmera presente em todos os lugares e que transmite vídeo e áudio). O sistema de propaganda estatal faz questão de lembrar esse controle a toda hora, com mensagens como a nossa frase da semana: “O Grande Irmão está observando você” (“Big Brother is watching you”).

Desde a publicação do livro, o termo “Big Brother” adquiriu novos significados: ele é usado como sinônimo de abuso de poder por parte do governo, especialmente em relação aos direitos civis, e também para descrever tentativas de aumentar a vigilância sobre os cidadãos. E na era dos reality shows, a expressão “Big Brotherpassou a ser também o nome do programa que você ama odiar. Como você já sacou, o programa se apropria não só do nome do personagem, mas também do conceito de pessoas sob permanente vigilância de câmeras. 

Nenhum comentário: