terça-feira, 12 de junho de 2012

Alex Ferraz

VIOLÊNCIA
Apesar de ter a melhor polícia do País, inclusive em termos de inteligência, a capital paulista não escapa da onda de violência. Somente este ano, já ocorreram 17 arrastões a restaurantes e mais de uma dezena em prédios de luxo. É o fim... 

Capitalismo seletivo faz discriminação
Enquanto em lugares onde pelo menos o capitalismo é levado a sério, as prestadoras de serviços diversos e restaurantes não
olham a quem na hora de instalar seus serviços ou fazer entregas em domicílio, em Salvador, conforme denunciou há algum tempo esta Tribuna, redes de fast-food “elegem” locais onde se dignam a fazer entregas e cortam da lista, sem maiores explicações, aqueles onde acham que a violência é mais forte, ignorando que não há mais classe social livre do absurdo crescimento do crime neste País.
Agora, são empresas que oferecem serviços de TV por assinatura e a cabo que seguem o mesmo caminho. Residentes na Lapinha (Soledade, mais precisamente), algumas famílias lutam há meses para conseguir sinais da GVT (a cabo) ou da Embratel (satélite), sempre recebendo respostas evasivas para o adiamento sistemático da prestação desses serviços, devida mente pagos.
Na verdade, trata-se de uma região da cidade que é vista com muita discriminação por sua proximidade com o bairro da Liberdade, outro local altamente discriminado, pois é pensamento que ali reside toda a violência da cidade, ignorando-se que na Pituba, Graça, Barra, Itaigara e outros bairros ditos nobres acontecem fatos tão ou mais violentos do que aqueles registrados no famoso bairro soteropolitano.
O patético são as desculpas, do tipo “neste bairro não pega o sinal”, argumento surreal, por exemplo, para a Via Embratel, uma vez que sua transmissão é via satélite!
Lamentável que este tipo de pensamento ainda se faça valer na terceira maior capital do País. Mas se não gostam de dinheiro, paciência...
Ninguém
entendeu
Fiquei com a pulga atrás da orelha quando a APUB resolveu fazer um referendo para decidir sobre a greve dos professores federais na Bahia. Pareceu-me uma forma de tirar o corpo de uma decisão, alegando “maior democracia”. O pior é que esse meu sentimento permeia o ambiente do ensino federal e tanto é assim  que os alunos ignoraram a decisão do referendo e fizeram greve. Aí, tem!
Uma autêntica
“bad trip”
No último dia 1º, passageiros da Trip que saíram de Vitória da Conquista para Salvador amargaram um calor assaz desconfortável a bordo da aeronave.
É que o equipamento de ar condicionado estava defeituoso.
Tomara que a fusão com a Azul eleve o nível dessa Trip...
Frase:
“Racismo, preconceito e discriminação em geral;
É uma burrice coletiva sem explicação.”
(Gabriel, o Pensador)
Eu cantei
esta pedra (I)
Sempre observei nesta coluna a relação promíscua do governo Lula com entidades sociais, notadamente UNE e CUT. A primeira, que silenciou oito anos a fio diante das graves crises da educação brasileira, da corrupção e outros fatos negativos que, dantes, levavam milhares de estudantes à rua, recebeu fortunas (dezenas de milhões) do governo, sob os mais variados pretextos.
Pois bem: agora, o Ministério Público inicia uma louvável investigação sobre a relação UNE-Governo, com resultados escabrosos.
Eu cantei
esta pedra (II)
 A investigação do Ministério Público aponta indícios de irregularidades em convênios do governo federal com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de São Paulo, de acordo com informações do jornal O Globo.
No período entre 2006 e 2010, as entidades estudantis receberam cerca de R$ 12 milhões dos cofres públicos destinados à capacitação de alunos e promoção de eventos culturais e esportivos.
Eu cantei
esta pedra (III)
 No caso da UNE, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Marinus Marsico identificou o uso de notas fiscais frias para comprovar gastos, que muitas vezes, eram compras de bebidas alcoólicas e outras despesas sem vínculo aparente com o descrito no convênio. Ao analisar as prestações de contas do convênio do Ministério da Cultura com a UNE para apoio ao projeto Atividades de Cultura e Arte da UNE, o procurador Marsico constatou gastos com a compra de cerveja, vinho, cachaça, uísque e vodca, compra de búzios, velas, celular, freezer, ventilador e tanquinho, pagamento de faturas de energia elétrica, dedetização da sede da entidade, limpeza de cisterna e impressão do jornal da entidade. 
Ou seja, no mais autêntico estilo Cachoeira. Quem era a UNE nos meus tempos de estudante, hein? Vixe!
1 SEMINÁRIO - A Femicro – Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte realiza na próxima quinta-feira, dia 14, o Seminário Baiano de Empreendedorismo. O evento acontece no Teatro da Livraria Cultura do Salvador Shopping. e as inscrições, gratuitas, podem ser realizadas através do site www.femicro-ba.com.br.
2  LAURO - A cidade de Lauro de Freitas promete uma das melhores festas juninas dos últimos tempos, com uma programação que traz, entre as atrações principais, a banda Filomena Bagaceira e o cantor e compositor Targino Gondim. Este ano, o tema é “São João do Cinquentenário”, em comemoração ao aniversário de emancipação política da cidade.
3 TRANSBAIÃO - Comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, o “Projeto Transbaião - A cultura Viaja Aqui”, em parceria com a Brahma, levará a população para um passeio de trem por 13 municípios do Recôncavo Baiano, Região Metropolitana de Salvador e Litoral Norte.
4 PANORAMA - Com o apoio do Sebrae Bahia, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança no próximo dia 15 a obra Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012, durante café da manhã no Teatro Sesc – Casa do Comércio.

Nenhum comentário: