sexta-feira, 8 de junho de 2012

Alex Ferraz

ESTRANHO...
Com o tema “Os desafios do jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”, acontecerá de 7 a 11 de novembro o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, promovido pela Fenaj. O curioso é, no atual momento,  não ter sido escolhido como tema a liberdade de imprensa. Com tantas ameaças no ar...
 
Na ausência da lei, tortura e linchamento
 
A notícia, que povoou a mídia esta semana, é assaz preocupante: “Cresceu na última década o percentual de brasileiros que tolera o uso de tortura para obtenção de provas contra criminosos e também o uso da violência policial em alguns casos, segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Estudos de Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP).”
Os números da pesquisa apontam que, enquanto em 1999, 71,2% dos entrevistados discordavam totalmente do uso da tortura, esse índice caiu para 52,5% em 2010. E mais: o número dos que concordam totalmente ou em parte ou discordam apenas em parte com o uso da tortura cresceu de 28,8% (1999) para 47,5% (2010).
De outra parte, têm sido constantes os casos de linchamento de pessoas que cometem crimes hediondos, inclusive dentro das prisões. 
As duas situações refletem de maneira bastante clara o descrédito da população em relação aos métodos investigativos da Polícia e às penalidades legais, diante da absurda violência que só faz crescer no Brasil. Menores tomam o lugar de adultos no crime, posto que não sofrem punição severa; as investigações, salvo raras e honrosas exceções, quase sempre leva a coisa alguma e o número de cadáveres que levaram para a sepultura a identidade dos seus assassinos é cada vez maior, diariamente; e, quando alguém vai para a cadeia, são tantos os recursos, tantas as artimanhas legais, que o criminoso acaba não cumprindo parte significativa da pena.
Por outro lado, hoje é cada vez maior o risco de um inocente ser punido ou mesmo morto a pauladas e pedradas. Um exemplo: se alguém, na rua, apontar para um cidadão qualquer e gritar: “Pedófilo!” ou “estuprador!”, não duvidem que a pessoa apontada poderá ser morta na hora, mesmo que seja inocente.
São precedentes perigosíssimos estes abertos por um Estado que parece se recusar sistematicamente a assumir sua função de proteger o cidadão.
 
O preço da
moral
Do jornalista Carlos Newton, no blog Tribuna da Internet: “Ninguém sabe quanto Thomaz Bastos está levando (para defender Cachoeira). Alguns jornais falam em R$ 15 milhões, outros em R$ 12 milhões, algo por aí. É legal, não há dúvida, mas não deixa de ser imoral. Imaginem algum ex-ministro da Justiça de um país decente defendendo um criminoso como Cachoeira… Isso não existe.”
 
A vergonha
do lixo (I)
A televisão mostra montanhas de lixo no Centro da cidade, inclusive na movimentada Avenida Sete.
Se de um lado há deficiência na limpeza pública, de outro é inegável que a falta de educação da população contribui para o caos, na medida em que, no caso da Avenida Sete, até mesmo os comerciantes jogam montes de lixo na rua, sem qualquer critério.
 
A vergonha
do lixo (II)
Quando não há educação, saída outra não existe que não seja a repressão.
Quero dizer: é preciso haver uma fiscalização intensa e constante e multas pesadas para que as pessoas aprendam a tratar civilizadamente com o lixo.
 
E por falar
em números...
Esta foi do grande Ricardo Boechat, jornalista a quem muito admiro, apresentando o Jornal da Band, ao noticiar a passagem do planeta Vênus pela frente do Sol: “Trata-se de um fenômeno que VOCÊ só verá de novo daqui a 105 anos.” 
Pelo visto, nosso Boechat está muito confiante na longevidade do ser humano...
 
Frase:
“A tortura é o meio mais seguro de absolver os criminosos robustos e condenar os fracos inocentes” 
(Cesare Beccaria, 1738-1794, jurista, filósofo e literato italiano)
 
Um militar veterano
A Polícia Militar da Bahia comemora na próxima segunda-feira o Dia do Policial Militar Veterano, em reconhecimento àqueles que profissionalmente se dedicaram à causa da segurança pública, às 16 horas, no Clube dos Oficiais da PM.
Entre os destaques da solenidade, está a homenagem ao 2º tenente Jeremias José dos Santos, que completa 108 anos, sendo o servidor público com mais idade no Estado da Bahia.
 
 Estrada do Coco
A Concessionária Litoral Norte, responsável pelo pedágio na Estrada do Coco, informa que reforçou o seu quadro de funcionários para garantir mais conforto e segurança aos motoristas neste feriadão, colocando 17 auxiliares de arrecadação (papa-filas) para agilizar a passagem e o atendimento ao usuário na praça do pedágio. 
No trecho em que a CLN realiza a operação da rodovia, compreendido entre o km 8 (Ponte do Rio Joanes) e o km 54 (Praia do Forte), a concessionária ainda conta com uma equipe treinada e equipada para fazer  inspeções e atender o motorista 24 horas por dia em caso de emergência  ou acidentes. 
 
Números cabalísticos?
Este ano, julho terá cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos. Isto acontece uma vez a cada 823 anos. Como não poderia deixar de ser, surgiu uma superstição: estes anos são conhecidos como “money bag”  (saco de dinheiro) e já estão rolando correntes na internet prometendo fortunas para quem passá-las adiante.
 
 
1 GELADEIRA - Na próxima semana, de segunda a quinta-feira, o projeto Nova Geladeira Coelba - Doação estará nos bairros Chapada do Rio Vermelho (dia 11), Engenho Velho da Federação (12), Liberdade (13) e Nordeste de Amaralina (14).
 
2RIBEIRA - Moradores da Ribeira ja podem se inscrever para a Oficina Temática de Orçamento Doméstico promovida pelo Procon-BA.Os interessados poderão se dirigir à Legião da Boa Vontade para fazer a inscrição (Rua Porto dos Mastros, 19, Ribeira, em frente ao Hotel Ribeira).
 
3 BOLSA - Os atletas e paratletas da Bahia têm da próxima segunda-feira (11) até o dia 10 de julho para inscrição no processo seletivo do Bolsa Esporte de 2012, programa criado pelo Governo do Estado. Formulários disponíveis em http://www.sudesb.ba.gov.br/modules/mastop_publish/?tac=161.
 
4 CURSO - Estão abertas as inscrições para o Curso Teórico-Prático de Fisioterapia Hospitalar, voltado para profissionais e estudantes, a partir do 5º semestre. Informações e inscrições na sede da Atualiza, na Av. Juracy  Magalhães Júnior, 1.388, Rio Vermelho, Salvador, fones (71) 3444-7971 e 3240-7171.
 
5 DIREITOS - Mais uma etapa da III Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada nos próximos dias 11 e 12, desta vez em Feira de Santana.

Nenhum comentário: