sexta-feira, 29 de junho de 2012







Greve I
Hoje completam-se 80 dias que os professores da rede estadual de ensino estão em greve. São quase três meses de paralisação. Paralelamente, instituições federais estão a quase dois meses em greve e a toda hora chegam notícias de novas paralisações mesmo que sejam apenas de advertência como se costuma chamar as greves curtas. Pelo andar da carruagem não demora e o país todo estará engessado.

Greve II
Quanto aos 'aulões' do professor Jorge Portugal, são verdadeiras aulas-shows porque são ministradas por "estrelas" da educação baiana para centenas de alunos em cada vez, com direito a sonorização, iluminação, palco e  filmagem como todo show que se presa. Só não disseram se será gravado um DVD ao vivo. Vale salientar que algumas das "estrelas" anunciadas por Jorge Portugal emitiram nota pública negando suas participações na palhaçada.

Greve III
A direção das empresas Grandes Mestres e Mendel, citadas pelo professor como participantes dos 'aulões',  emitiu a seguinte nota: "Comunicamos aos nossos alunos, ex-alunos, e a sociedade baiana que nossos professores não integram a equipe montada pelo professor Jorge Portugal para ministrar aulas para as escolas da rede pública. Nosso compromisso é único e exclusivamente voltado para os alunos matriculados em nossas turmas extensivas e intensivas e visa preparação para ENEM e vestibulares".

Pirraça?
O secretário de Agricultura de Feira de Santana, Ozeny Moraes, pediu exoneração do cargo há cerca de 15 dias, e até o fechamento desta edição não havia sido substituído. Além de ter pedido exoneração, o secretário esteve na convenção do DEM, que confirmou o nome de José Ronaldo candidato a prefeito. Faltam nomes ou será simples pirraça.

Educação
Foi aprovado na comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE), na Câmara dos Deputados, a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em políticas de educação ao longo de dez anos. Quem se contenta com pouco ou quase nada está comemorando. E trata-se de algo que ainda não é definitivo. Pode acontecer ou não. Porque nos países onde a educação é levada a sério, o percentual do PIB empregado em programas educacionais são em média 30 por cento.

Mundo
Uma mochila nas costas e espírito aventureiro. Era tudo que precisávamos para botar o pé no mundo e curtir o que a vida tem de melhor. Conhecer outras terras, outras gentes, sempre foi o sonho de todo aquele que não se acomodava no seu canto e queria saber mais sobre o lugar, o planeta em que vive.  Mas, isso agora é um sonho cada vez mais distante e perigoso. A Europa e outros lugares civilizados recebiam de braços abertos as levas de turistas ávidos por conhecimento, aventura e diversão. Desde o ataque terrorista de 11 de setembro às torres gêmeas dos Estados Unidos o mundo civilizado  descobriu que tem cu e que tem medo. Agora, recebem com desconfiança e hostilidade todo e qualquer visitante. principalmente os oriundos do Oriente Médio e da parte debaixo do Equador.

Moral?
Anuncia-se que Pedro Bial terá um programa na TV cujo título será "Na moral". E eu pergunto: Que moral tem o Big Broder global para falar aos lares da família brasileira. Isso é imoral.

Fátima Bernardes
Por falar em programa, mais cedo do que se esperava o programa da Fátima Bernardes começou a desandar. Ela é muita boa apresentando o Jornal Nacional, coisa que qualquer um faz, como bem prova a Patrícia Poeta. Jornalismo pasteurizado, superficial, estereotipado, não tem nenhum segredo. É fácil de fazer. Mas, apresentar um programa de variedades, de entrevistas, não é tão simples. Requer antes de mais nada, vasto e profundo conhecimento geral. Vai além do lead da notícia pura e simples. Isso é coisa para poucos.

Sujou
Pressionado por um bloco de partidos, o Supremo tribunal Federal voltou atrás e permitiu que prefeitos que tiveram suas contas não aprovadas pelo TCM possam concorrer a cargos eletivos. Quem dirigiu o bloco de partidos foi o PT. E esse é o partido que diz ter um plano para o Brasil e que empunha a bandeira da moralidade. Isso é o que eu chama moral de jegue. Com perdão dos jumentos.

Parachoque de caminhão
"O homem nasce sorrindo, vive traindo e morre mentindo". (Parachoque de Caminhão. Coletado pela professora Lélia Victor)

Philosopher
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"(Cora Coralina)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali me divertir num 'aulão'

Nenhum comentário: