domingo, 3 de junho de 2012

Alex Ferraz


É PÚBLICO!
Que motivos estariam levando Câmara e Senado a titubearem em publicar os salários pagos aos seus parlamentares e funcionários? Ora, o dinheiro é público – ou seja, oriundo do nosso suor, via impostos -, e nada mais justo do que saber quanto estamos pagando a eles. Cada uma!

De Lula, popularidade e megalomania

Enrascado com as revelações do ministro do STF Gilmar Mendes sobre pressões feitas para tentar adiar o julgamento do mensalão, o ex-presidente Lula, depois (claro!) de culpar a revista Veja pelos FATOS (?), resolveu apelar para o emocional do seu imenso, passivo e subsidiado oficialmente eleitorado, alegando que vem sofrendo críticas “porque tem gente no pedaço que não gosta de mim.”
Ainda bem que Lula reconhece que existe “gente no pedaço” que não gosta dele. Mas o ex-presidente precisa tomar consciência de que essa “gente no pedaço” não gosta mesmo é de ver a promiscuidade nas esferas do poder. Se essa “gente no pedaço” estivesse apenas jogando palavras ao vento, certamente tais palavras seriam levadas pelo vendaval da falácia para adiante dos nossos horizontes e não haveria a tremenda repercussão que vem ocorrendo.
Sr. ex-presidente. Com todo respeito pela imensa popularidade que o senhor já gozou e pelo que ainda lhe resta dela (que não é pouco, reconheço), será que somente essa “gente no pedaço” estaria, digamos, decepcionada com  o senhor? O que dizer de quem aguardou oito anos por melhorias, por exemplo, na saúde e segurança públicas, e hoje vê estes setores mais deteriorados, mais sucateados do que nunca? O que dizer aquela gente que vive “no pedaço” do Norte de Minas, no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais miseráveis deste País, que aguardou em vão, por oito anos, a sua visita acompanhado de comitiva de ministros, conforme o senhor prometeu em  campanha para o primeiro mandato, jurando que seria, até simbolicamente, a sua primeira atitude ao assumir o Planalto? E o que dizer da imensa quantidade de “gente no pedaço” que aguarda, em vão, a Justiça ser feita em relação aos que capitanearam um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil, que foi exatamente o mensalão, pivô da sua atual crise de autoestima?
Não, Lula, o senhor não é o todo poderoso, tampouco aglutina algum tipo de unanimidade. Não é unânime, por exemplo, uma boa opinião sobre os reais avanços sociais no País sob sua gestão, notadamente nas áreas em que citei, incluindo a educação pública, indispensável para o crescimento verdadeiro de uma nação (Coreia do Sul, China e outros que o digam), mas lamentavelmente menosprezada, e até mesmo debochada, durante o seu governo, quando o senhor mesmo declarou que não é preciso estudo para chegar ao poder.

Na própria
carne
E essa história do rapaz que caiu de uma altura de mais de 10 metros, dentro da Assembleia Legislativa da Bahia, e ficou estatelado por nada menos que 15 minutos até que uma enfermeira o atendesse? É, pois o médico não se dignou a aparecer, como denunciou ontem a coluna Raio Laser, desta Tribuna. Pois é: os parlamentares experimentaram na própria carne, por assim dizer, o que o povo vive diuturnamente neste país - a longa espera por atendimento médico digno, mesmo em casos de emergência.

Desdém pela
Baixa
Causou estranheza a demora dos poderes públicos municipais competentes para impor uma solução rápida no imenso problema gerado a comerciantes, consumidores e moradores, na Baixa dos Sapateiros, diante da interdição que dura mais de 15 dias, gerada por um desabamento relativamente simples.
A estranheza vem da inusitada tolerância com o aparente desdém do proprietário do imóvel, que deveria ser, segundo as referidas autoridades, o responsável pela demolição do que sobrou do prédio.
Acontece que em outras circunstâncias o poder público municipal é, diversamente, muito ágil em adotar medidas, inclusive punitivas. O que será que aconteceu?

Frase:
O poder dos reis funda-se na razão e na loucura do povo; muito mais, porém, na loucura.
(Blaise Pascal)

Uma diferença
bisonha (I)
Vendo anúncios na TV conclamando consumidores a “aproveitarem” os descontos gerados pela isenção do IPI para carros populares, pus-me a pensar: para quem tem R$ 30 mil, por exemplo, para pagar por um carro, fazem realmente grande diferença dois ou três mil reais a menos? Não, caros, não estou defendendo uma visão perdulária, mas ponderemos que a pequena diferença é muitíssimo significativa, sim, para quem está comprando carro já “no aperto”, com dinheirinho contado etc. Ou seja, devem ser pessoas para as quais qualquer abalo de algumas centenas de reais no orçamento pode ser desastroso. Daí, deduzo, a enorme bolha da inadimplência, que incha cada vez mais e deve estourar um dia desses, com aval de um governo que insiste em promover o crescimento econômico fictício.

Uma diferença
bisonha (II)
Digo crescimento econômico fictício, porque o verdadeiro desenvolvimento necessariamente deveria ter como base, também, aumento significativo da capacidade de trânsito nas cidades e estradas, o que absolutamente não ocorre, enquanto a frota incha.
Isso para falarmos apenas do setor de transportes...

Parece zona de guerra
A pavimentação das ruas que dão acesso ao Santo Agostinho e ao Castro Neves, em Brotas, parece que foi bombardeada, tal é a destruição que apresentam, com cratera e até trechos inteiros sem asfalto, como acontece em frente à sede do Sindicato dos Rodoviários.

1 LAZER - O projeto Ruas de Lazer retorna ao Dique do Tororó a partir deste domingo. A ação é realizada pela Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), por meio da Coordenação de Esporte e Lazer (Coel), em parceria com o Shopping Piedade.

2 ESTÁGIO - A Braskem prorrogou até o dia 10 próximo as inscrições para seu Programa de Estágio 2012, pelo portal www.jovensbraskem.com.br.

3 BENIN - A Fundação Gregório de Mattos, em parceria com o Senac Pelourinho, oferece, durante este mês, cursos de culinária na Casa do Benin. Inscrições na Casa do Benin, no Pelourinho, das 9h às 17h.

 4 FORRÓ - O forrozeiro Zelito Miranda encerra a edição 2012 do Forró no Parque neste domingo, às 11h, no Parque da Cidade, no Itaigara. Na ocasião, o “rei do forró temperado” recebe convidados.

5 LIVROS - Depois de passar pela Biblioteca Pública da Bahia e pela III Feira de Cidadania, em Lauro de Freitas, agora é a vez de a Feira Mensal de Livros, no Campo Grande, receber, neste domingo, às 9h, a sessão de autógrafos do livro ”C’alô & outros poemas” do jornalista Roberto Leal.

Nenhum comentário: