sábado, 9 de junho de 2012




Eleições
A Lei das Eleições condensa as regras sobre coligações, candidaturas, finanças de campanhas, propaganda eleitoral, sistema eletrônico de votação e fiscalização das eleições. O Congresso Nacional  tem até este domingo (10/6) para elaborar lei que determine um valor limite para gastos nas campanhas dos cargos em disputa nas eleições 2012. A data está estipulada no Calendário Eleitoral deste ano, definido pela Lei nº 9.504/1997, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Joseph Rodrigues dos Santos, existe a possibilidade dessa lei não ser formulada. Eu tenho certeza que não será.

Ano Letivo I
Se eu tivesse filhos em escola pública da Rede Estadual eu não os mandaria mais à escola este ano. Ninguém vai me convencer de que o tempo perdido até agora será reposto de forma correta e eficiente até o final do ano. Melhor colocar a garotada em bancas de reforço escolar para não esquecer o que já aprendeu ou simplesmente deixar em casa revisando os assuntos que já estudaram até agora.

Ano Letivo II
O governo alega não ter dinheiro para pagar o combinado aos professores, estes, por suas vez, estão irredutíveis. O governo sempre insiste em que os professores precisam ser atualizados e capacitados. Os professores concordam mas, cobram tempo para estudar, e escolas equipadas adequadamente para o ensino. Melhor então seria dar uma parada geral para acertar. O governo continuaria pagando os salários atuais e os professores seriam enviados para cursos de atualização e capacitação. enquanto isso, as escolas seriam reformadas e equipadas devidamente, inclusive planejamento do ano letivo já estaria pronto quando as aulas recomeçassem no próximo ano e ai sim com os professores recebendo os salários reajustados de acordo com o que a categoria combinou com o governo. Um ano a mais perdido, não fará diferença, porque não se perde o que perdido está.

Vida sem valor
Ha muitos anos se sabe que as empresas rodoviárias de transportes de passageiros e cargas exigem cada vez mais dos seus motoristas. No afã da concorrência obrigam-nos a dirigir por horas a fio, sem descanso, colocando em risco suas vidas e de tantas outras pessoas que trafegam pelas estradas. Hoje em dia no caso do transporte de carga, as empresas ja nem contratam motoristas. Geralmente procuram alguém que tem um caminhão e pagam pela empreitada de levar a carga de um ponto a outro em tempo recorde. Humanos que são, e nãop máquinas, os motoristas apelam para os chamados "arrebites" que são medicamentos que lhes tiram o sono. Como tudo tem um limite, o sistema se esgota e invariavelmente dormem ao volante de olhos abertos. Ocorrido o acidente as famílias desses pobres infelizes, na maioria dos casos, se quer recebem qualquer assistência da empresa que os contratam. As autoridades têm consciência disso tudo e assistem passivamente e cruelmente as tragédia diárias das estradas.

Futebol
O futebol baiano esta num nível tão medíocre que a imprensa comemora empates bisonhos de Bahia e Vitória nos campeonatos das séries A e B como se fossem expressivas vitórias. As torcidas não merecem isso.

Mercantil
EMEC é a sigla para Empreendimentos Médicos Cirúrgicos. Mas, já ha algum tempo poderia ser mudado para Empreendimentos Mercantis Cirúrgicos, dado à forma mercenária como tem tratado os pacientes que ali procuram atendimento. Recentemente, uma assistente social buscou internamento naquele hospital por conta de uma patologia de alto risco, que poderia leva-la à morte. Ela tinha plano de saúde e estranhou a demora no atendimento. Quando questionou o médico sobre o porque da demora,  ele respondeu que estava aguardando o sistema voltar ao ar. Ou seja: ele aguardava uma resposta ,via internet, sobre se o plano de saúde cobria o atendimento e se ela estava com o pagamento em dia. Primeiro o dinheiro, depois a vida.

Ainda o EMEC
Um fato curioso aconteceu recentemente naquele hospital. Uma paciente, já idosa, faleceu de causas naturais. Já era noite e não havia um médico sequer para assinar o atestado de óbito para que a família pudesse retirar o corpo e levar para o velório. Mas, segundo normas do próprio hospital, o corpo não poderia passar a noite ali. Fazer o que então? Apareceu então alguém com bom senso e permitiu que o corpo fosse levado para o velório e que a família pegasse o atestado pela manhã, e foi assim que se procedeu. Mas, isso levou muito tempo para ser decidido. Para se cumprir a lei, foi necessário burlar a lei.

Gato escaldado
O PT por reiteradas vezes já demonstrou não ter nenhuma consideração por políticos agregados.  Ou é puro sangue, ou não é. O partido aceita apoios e coligações. Mas, na hora de decidir entre um petista por origem (PO) e um petista por cruza (PC), farinha pouca meu pirão primeiro. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Sérgio Carneiro, que se filiou ao PT sonhando em ser prefeito de Feira de Santana. Nessas eleições foi solenemente defenestrado em favor de Zé Neto, um petista PO. Colbert Martins também se aliou ao PT, embora tenha permanecido no PMDB. Tudo que ganhou foi um processo numa operação duvidosa, em que até hoje não foi julgado, ficando assim impedido de se candidatar. Talvez por isso, tenha se aliado ao ex-prefeito José Ronaldo e resistido ao canto da sereia do PT que o queria como aliado. Com diz o ditado: Gato escaldado tem medo.

Forró
Neste sábado, a partir das 21 horas, no Sest/Senat, vai acontecer um forró em benefício do Lar do Irmão Velho. A animação será por contra de Cescé e a banda Pé de Lajedo, e Zé Trindade  e "Cordélia", sua sanfona, companheira de longos anos.




 Parachoque de caminhão
"Não leve a vida tão a sério: Você não vai sair vivo dela mesmo!". (Parachoque de Caminhão. Coletado pela professora Lélia Victor)

Philosopher
"No Brasil, se botar lampião na mão de cada ladrão, que beleza de iluminação"! (anônimo)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali com minha nega véa dançar  um forró, ao som de "Cordélia".

Nenhum comentário: