segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alex Ferraz

VINGANÇA?
O Vaticano foi um dos primeiros países a reconhecer o novo presidente do Paraguai. Parece que a Santa Sé ficou feliz com o golpe contra Lugo, que é ex-bispo e aprontou mil e umas em relação aos conceitos da Igreja.

 A venda irresponsável de motocicletas

 
Alguns leitores podem se assustar com esse título e perguntar: “Ora, não vivemos numa sociedade capitalista? Qual o mal em vender produtos?” Claro que vender produtos devidamente legais é normal no capitalismo. No entanto, colocar milhões de automóveis e motocicletas nas ruas e avenidas de um país com pífia infraestrutura de vias de trânsito pode, sim, ser visto como uma tremenda e perigosa irresponsabilidade.
Vamos nos ater às motos. E não me refiro àquelas de luxo, potentes, usadas para lazer. Essas raramente estão envolvidas em acidentes. Falo das “motinhas”, de baixa potência, usadas freneticamente para o trabalho em centros urbanos e até mesmo em substituição à montaria na zona rural e em pequenas cidades do interior. Em ambos os casos, o resultado tem sido um índice de mortalidade aterrorizante em todo o Brasil, com ênfase em São Paulo (capital) e em todo o Norte e Nordeste. Médicos afirmam que já se trata de caso de saúde pública. No Norte e Nordeste, três de cada dez leitos de UTI são ocupados por motociclistas mutilados em acidentes.
E as vendas continuam em alta. O capitalismo selvagem não quer saber quem compra e como usa, ou mesmo se há condições viárias para a utilização dos veículos. Quer vendê-los e ponto final. O mais escandaloso exemplo disso são as motos de 50 cilindradas, perigosos e frágeis brinquedos, por assim dizer, para os quais não é exigida habilitação. Ocorre que a maioria dessas motos é oferecida já com a opção de um kit que duplica a sua potência, mantendo a aparência “inocente”. Então, além de motoqueiros estressados para cumprir entregas, de irresponsáveis adultos que fazem misérias no trânsito, temos ainda uma multidão de adolescentes e até crianças aventurando-se nesse meio de transporte que mais parece peça de um esporte radical.
E pelo crescendo das vendas, será necessário abrir mais e mais hospitais especializados no atendimento a traumas de acidentes causados por esses veículos. Quem sobreviver, verá.
 
Homenagem
a Erundina
 
Foram buscar a respeitável senhora para tentar envolvê-la num acordo enojante. Ela, dignamente, desistiu. E em homenagem a ela, reproduzo aqui declarações de Lula e Maluf em tempos passados:
Lula, em junho de 1984: “O símbolo da pouca-vergonha nacional está dizendo que quer ser presidente. Daremos nossa própria vida para impedir que Paulo Maluf seja presidente”.
Paulo Maluf, no mesmo período: “Ave de rapina é o Lula, que não trabalha há 15 anos e não explica como vive.” 
Qual dos dois teria mudado, se é que já foram diferentes na essência?
 
Decepção
no Forte
Quem foi para o Forró da Tartaruga, em Praia do Forte, viu o arrasta-pé transformar-se num autêntico atola-pé. O estacionamento do evento (que por sinal estava lotado) foi montado em terreno lamacento e as pessoas tinham que improvisar proteção para sapatos e calças para sair ou entrar nos carros. Um constrangimento sem precedentes.

Frase:
Prudência é saber distinguir as coisas desejáveis das que convém evitar 
(Marcus Cícero)
 
Começando pelo Paraguai? (I) 
Presidente deposto em 24 horas, num ritmo sumário. Soldados nas ruas massacrando manifestantes. Prisões. Ah, América Latina, tu não mudas nunca?
Será que o Paraguai é o pavio de novos e tenebrosos acontecimentos? Vade retro!
 
Começando pelo Paraguai? (II)
E dizem que tudo foi feito conforme prevê a constituição paraguaia. Ora, pois, então estamos diante de uma constituição golpista, visto que legaliza a deposição sumária de um presidente eleito pelo voto democrático sem lhe dar qualquer direito de defesa.
Nunca morri de amores por Fernando Lugo, mas que ele foi vítima de um golpe, disso não há dúvida. 
 
Começando pelo Paraguai? (III)
Descontando os 26 anos da ditadura de Jose Gaspar Rodrigues Francia (de 1814 a 1840) e os 35 anos do ditador Alfredo Stroessner no poder com mão de ferro (de 1954 a 1989), além de outros períodos de instabilidade constitucional, o Paraguai teve, ao longo da sua história independente, a média de um presidente eleito a cada um ano e meio. Uma fotografia nítida da fragilíssima situação constitucional desse nosso vizinho.
 
 
1 FEIRANTES - Cerca de 3,3 mil comerciantes e trabalhadores que atuam na Feira de São Joaquim participarão da qualificação profissional e empresarial oferecida pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur). A aula inaugural acontece amanhã, às 16h30, no auditório da Casa Pia dos Órfãos de São Joaquim.
 
2 CHOCOLATE - Realizado há três anos em Ilhéus, o Festival Internacional do Chocolate da Bahia promove a quarta edição do evento com o tema Amado Chocolate na Terra de Jorge. O festival acontece entre os dias 28 próximo e 2 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus.
 
3 LIVRO - A Editora Pimenta Malagueta promove no dia 7 de julho (sábado), a partir das 17h, na Galeria do Livro, no Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha (Praça Castro Alves), o lançamento do livro Nas Asas da Gaivota, da jornalista e poeta Lucymar Soares.
 
4 ORQUESTRA - A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) comemora 30 anos. Entre as ações de difusão, formação, intercâmbio e memória que vêm sendo realizadas na celebração deste marco, está o Concurso OSBA 30 Anos – “Residência Artística”. Mais informações: www.tca.ba.gov.br ou www.funceb.ba.gov.br.
 

Nenhum comentário: