domingo, 17 de junho de 2012

Alex Ferraz

CENSOR
O corregedor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Dácio Vieira, mantém a filha, Marcela Vieira de Cabral Fagundes, como assessora geral da Corregedoria, recebendo salário de R$ 10.352 mensais. Ah, sim: ele é o juiz que censurou o jornal O Estado de São Paulo...Agora, em atitude altamente censurável. Hehehe...
 
Estrada assassina continua matando
 
No final de abril último, cinco universitários capixabas morreram em acidente de carro no trecho da BR-101 próximo a Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. Dias antes, pelo menos 10 pessoas haviam morrido no mesmo local, em diferentes desastres. Reportagens mostraram a todo o País a terrível armadilha que é aquele trecho da BR-101 (de resto, com praticamente toda a malha federal). Curvas, ausência absoluta de qualquer sinalização, mato quase invadindo a pista, um horror! 
Claro que nenhuma providência foi adotada e o resultado é que, somente nos últimos dois dias (anteontem e ontem), vimos mais cinco pessoas morrerem na mesma região, em dois acidentes brutais.
 É inaceitável que o governo federal promova a venda de veículos, isentando o IPI em busca de um crescimento econômico irresponsável, e deixe estradas funcionando como verdadeiras armadilhas, para não falar no caos absoluto do trânsito nas grandes cidades.
Se a Justiça brasileira fosse séria e não se perdesse em bate-bocas do tipo julgar ou não julgar a quadrilha do mensalão, certamente que uma enxurrada de processos, julgados de pronto, já teriam obrigado o governo a acabar com este genocídio nas estradas. Pelo menos fazendo a parte dele, qual seja a de sinalizar, fiscalizar diuturnamente com rigor e amplitude, e duplicar pistas saturadas há décadas pelo trânsito cada vez maior de uma nação que optou pelo rodoviarismo.
 Mas como não somos sérios, podem anotar aí que dezenas, quiçá centenas de pessoas morrerão ainda no mesmo trecho, sem que se substitua uma placa sequer de todas as que estão deterioradas, sem que se conserte uma murada sequer das destruídas sobre as pontes, sem que, enfim, se promova IMEDIATA duplicação dos trechos assassinos. Isto, como sempre digo, é apenas um desabafo. Não vejo seriedade dos que comandam o setor para ter o mínimo de esperança de alguma providência. E se cuidem no São João!
 
Sobre botijões
de gás
Em meio à fiscalização, louvável, contra a venda clandestina de fogos na cidade, a Sucom também fez alerta para a estocagem indevida de botijões de gás. Correto.
Porém, por que se permite o transporte desses botijões (até três!) em minúsculas motos que “costuram” no meio do trânsito? Vai entender...
 
País para
por Cachoeira
Como é possível o País tumultuado por um bicheiro, um contraventor (segundo a lei), com tanta coisa importante a ser resolvida, hein? Tudo foi posto de lado, esquecido. Agora querem convocar a mulher do dito cujo. Que baixaria!
Essa cachoeira é mais forte do que a de Paulo Afonso, ou a do Niágara Falls...
Enquanto isso, o País mergulha no atraso, na mediocridade, na boçalidade.
Já pensou quando começar o mensalão. Bem, aí é capaz até de suspenderem as aulas. Já não vão decretar feriado nos dias de jogos da Copa?
 
Frase:
Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos. 
(Kahlil Gibran)
 
E por falar
em estradas
E não me venham com o papo furado de que “não há recursos”. Afinal, há dinheiro para que bilhões saiam pelo raio da corrupção deslavada e outros bilhões sejam aplicados em estádios de futebol. Só “falta” para estradas, hospitais, escolas...
 
Agerba fala dos
clandestinos
 Com relação à nota “A Agerba precisa sair de cima do muro”, publicada nesta coluna na edição de ontem. Recebemos da Agerba as seguintes considerações: “Informamos que de janeiro a 31 de maio deste ano foram aplicadas 1.912 multas por transporte clandestino, no valor de R$ 2.577,20, o que comprova a atuação desta Agência. As cidades onde há maior incidência são Salvador, Feira de Santana e Itabuna.
 Ao tempo em que combate o transporte clandestino, a Agerba vem regularizando o transporte complementar, aquele que atende a localidades não servidas pelo transporte regular. Já foram regularizados motoristas da região de Feira de Santana e agora haverá licitações para a região de Juazeiro.
Atenciosamente, Francisco Ribeiro Neto
 Assessor de Comunicação da Agerba.”
 
E onde eles
estavam?
Os guardas municipais de Salvador fazem greve de 72 horas. E daí? A gente nunca os vê mesmo nas ruas, praças, estações de ônibus. 
É por isso que os vândalos, sempre culpados pela prefeitura quando a população se queixa da deterioração completa de equipamentos como estação da Lapa, Estação Pirajá etc., agem soltos. Hum...
 
1 ADVOCACIA - A Comissão de Inteligência Estratégica da Procuradoria Geral do Estado realizará no próximo dia 21, às 14hs, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, o Seminário “Os Desafios da Advocacia Pública”. O evento faz parte de um Ciclo de Debates que está sendo lançado pelo grupo para discussão dos objetivos definidos no Plano Estratégico da PGE. Inscirções pelo e-mail planejamento.estrat [email protected], até o dia 19.  

2 CIÊNCIA - Promovido pela Academia de Ciências da Bahia, será realizado dia 20 próximo, no Auditório do PAF III da UFBA (ao lado do Instituto de Letras), em Ondina, um simpósio sobre *Percepção Pública da Ciência*. 

3 GULA - “Será possível se deliciar com guloseimas juninas sem ganhar peso e de forma saudável?”. Este é o tema da palestra que será realizada na próxima terça-feira (19), a partir das 15 horas, no Centro de Treinamento da Unimed Salvador, no Rio Vermelho, através do Programa Bem Viver de Promoção da Saúde.Mais informações:(71) 2107-8695..

4 SAÚDE - O Sesc Piatã realiza neste domingo, a partir das 9h, a Feira de Saúde & Meio Ambiente, que tem por objetivo  propagar o estilo de vida saudável e ambientalmente responsável. O evento é aberto aos comerciários e seus dependentes, mediante apresentação da carteira social Sesc.

Nenhum comentário: