domingo, 21 de julho de 2013

Alex Ferraz

IRRESPONSABILIDADE
Gilberto Carvalho, assessor da Presidência, disse que quem vai fazer a segurança do papa Francisco no Brasil "é o povo". Ora, senhores, a autoridade máxima da Igreja católica vem aí para passar uma semana na cidade mais conturbada do País, atualmente. O Rio está em chamas. Convém não debochar...
Frase: "A tendência de se culpar as vítimas de homicídio no Brasil é um dos grandes entraves ao combate à violência" (Julio Jacobo Waiselfisz)

O genocídio e a cegueira das "autoridades"
Os dados, revelados anteontem no Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil, divulgado pelo Centro de Estudos Latinoamericanos, são chocantes: entre 1980 e 2011, as mortes não naturais e violentas de jovens – como acidentes, homicídio ou suicídio – cresceram 207,9%, de acordo com o . Se forem considerados só os homicídios, o aumento chega a 326,1%. Dos cerca de 34,5 milhões de pessoas entre 14 e 25 anos, em 2011, 73,2% morreram de forma violenta. Na década de 1980, o percentual era 52,9%.
No entanto, diluídos no dia a dia infernal dos brasileiros e perdidos entre uma maioria da população que se limita a rogar proteção aos céus quando algum ente querido seu é morto, esses números viraram uma macabra rotina e já não chocam mais.
Não chocam mesmo. Muito menos aos encarregadados de fazer as leis, bem como à Justiça e aos políticos e governantes  em geral que continuam rindo e gastando fortunas para seu próprio conforto.
Esta é a realidade nua e crua do Brasil. E nada mudou para melhor nos últimos 10 anos, nem há sinais de que mudará nos próximos cem...

Ainda sobre
a carnificina (I)

"A tendência de se culpar as vítimas de homicídio no Brasil é um dos grandes entraves ao combate à violência e à redução de casos que envolvem jovens braseileiros". A declaração é do diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), Julio Jacobo Waiselfisz.
Para ele, essa inversão de mentalidade entre quem é vítima e quem é culpado gera a escassez de recursos e de medidas com o objetivo de efetivamente solucionar casos relacionados a essas pessoas, na maior parte negras. Brasil é o sétimo no mundo.

Ainda sobre
a carnificina (II)

El Salvador lidera o ranking de índices de homicídios, seguido de Ilhas Virgens, de Trinidad e Tobago, da Venezuela, da Colômbia, da Guatemala, do Brasil, do Panamá, de Porto Rico e das Bahamas.
Segundo o estudo, esses índices são explicados pela incidência de problemas estruturais de origem política, econômica e social, como desigualdade e falta de acesso a serviços básicos combinados ou não a conflitos armados, como os que acontecem na Guatemala, em El Salvador e na Venezuela.

Ainda sobre
a carnificina (III)

Vergonha nacional: no caso dos homicídios de jovens, o Brasil tem taxa mais de 500 vezes maior do que a de Hong Kong, 273 vezes maior do que a da Inglaterra e do Japão e 137 vezes maior do que a da Alemanha e da Áustria.

Um seguro
inseguro (I)

O cidadão está, desde o último dia 11, tentando, junto à Seguradora do Banco do Brasil, endossar o seguro de um veículo. Correntista do Banco do Brasil, agência Iguatemi, procurou a mencionada agência e disseram-me que o procedimento somente poderia ser realizado por telefone. Muito bem. Desde segunda-feira, 15, durante três, quatro vezes, ao dia, e até o dia de ontem, tem tentado fazer o endosso do seguro do veículo, no entanto a moça ou o rapaz do seguro, no telefone, diz que o sistema não pode informar o valor da diferença a ser pago.
Dizem eles que eles fazem o endosso, porém não podem informar o valor da diferença e que o carro fica segurado e depois eles mandam o valor, ou seja, você compra a mercadoria, o vendedor não lhe fornece o preço e depois da compra é que eles vão lhe dizer o valor, sem que a pessoa tenha o direito de devolver a mercadoria ou serviço.

Um seguro
inseguro (II)

Mais ainda: não terá o cidadão nenhum comprovante de que o carro foi segurado, uma vez que eles, do seguro, afirmam que a prova é a gravação. Ocorre que a gravação fica em pode da Seguradora e se ocorrer um sinistro e eles disserem que não houve endosso, não pode provar. Este é o Banco do Brasil de hoje. É o Banco onde Eike Batista, cujo rombo é inimaginável, “deita e rola”. Aliás, deita e rola em todos os bancos do Governo do PT.

COELBA - Os moradores do bairro Saramandaia têm até amanhã, para aproveitar a caravana de serviços do Energia com Cidadania, projeto da Coelba. A ação acontece no estacionamento do Detran.
TEATRO - Em sua segunda edição, o Festival de Teatro da Caatinga, que acontece entre os dias 22 e 28 próximos, no Auditório do Colégio Modelo, em Irecê (478 km de Salvador), vai reunir apresentações selecionadas de sete grupos de teatro da Bahia.
MOSTRA - A exposição Terra Vermelha, do artista paranaense Carlos Sato, permanece até o próximo dia 27 de julho no Centro Cultural Correios, na Praça Anchieta, Pelourinho, de segunda à sexta, das 10 às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações: (71) 3321-6665.
SANGUE - A unidade móvel da Hemoba segue até hoje na entrada da Praça de Serviços – Piso G1 do Salvador Shopping, das 8h às 17h. Para ser um doador, é necessário levar um documento original com foto e atender a alguns requisitos.

Nenhum comentário: