quarta-feira, 17 de julho de 2013

Adultos extrovertidos viram velhinhos mais felizes

happy1
Quer saber se você vai ser feliz ou triste quando estiver velhinho? A ciência diz que é bem fácil descobrir a resposta. Basta prestar atenção à sua personalidade: você é extrovertido ou mais fechado? Bem, se for extrovertido, fique tranquilo, você será um senhor muito feliz.
“Sua personalidade no início da fase adulta influencia muito seu bem-estar décadas depois”, confirma a pesquisa da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Os pesquisadores só descobriram isso depois de analisar dados de mais de 4,5 mil pessoas, armazenados ao longo de 40 anos.
Todos os participantes haviam nascido em 1946 e responderam a um questionário sobre personalidade aos 16 e 26 anos. O nível de extroversão era medido pela sociabilidade e disposição. Depois, quando tinham entre 60 e 64 anos, metade dos voluntários se prontificou a responder, mais uma vez, a uma série de perguntas, mas dessa vez os temas eram bem-estar, satisfação com a vida e saúde física e mental.
E, veja bem, os velhinhos mais simpáticos (e extrovertidos durante a juventude) se mostravam mais felizes em vários aspectos. Eles se sentiam mais donos da própria vida, autônomos, felizes com o próprio crescimento pessoal, tinham mais amigos, se aceitavam melhor e pareciam ver com mais clareza um sentido de vida.
Deve ser por isso também que eles vivem mais

Crédito da foto: flickr.com/wards

Nenhum comentário: