terça-feira, 5 de agosto de 2014

Alex Ferraz

AEROPORTO
O sistema de som do aeroporto de Salvador, no trecho entre o raio X a Polícia Federal e o início dos portões de embarque nas aeronaves, está péssimo. Quase não se ouve e, quando algum som é percebido, está ininteligível. Isso tem feito com que muitos passageiros se atrasem e até percam o voo.

Frase: Os brasileiros continuam produzindo cada vez mais filhos e cada vez mais precocemente

Natalidade em excesso, pais cada vez mais jovens
Vejo na TV reportagem sobre grávida de gêmeos que fez incrível peregrinação pelo interior em busca de vaga em maternidade, passando por três delas sem sucesso. Trata-se de uma via crucis que se torna cada vez mais comum na Bahia. O motivo principal alegado para a recusa do atendimento é a lotação das unidades. Nesta reportagem, por exemplo, citou-se que houve 48 partos no fim de semana em uma das maternidades interioranas.
Bem, crueldade do sistema médico público brasileiro à parte, o que me causou também espanto foi o número de partos em uma só maternidade num fim de semana e a idade do casal que peregrinava em busca de atendimento, para ela dar à luz gêmeos. O rapaz, pai, não parecia ter mais que 20 anos de idade; a mãe aparentava menos ainda. Bem, juntemos os fatos: por uma falta cruel de divulgação do planejamentno familiar, notadamente no interior e zona rural, os brasileiros continuam produzindo cada vez mais filhos e cada vez mais precocemente. A soma desses dois fatores resulta, obviamente, em mais lotação de hospitais, escolas, transportes etc., além, claro, de uma educação domiciliar falha, devido basicamente à inexperiência dos jovens pais.
Tem sido assim no Brasil: muita gente nova todos os dias, para alegria dos políticos populistas, para os quais quanto mais gente e mais pobre, mais votos garantidos através da oferta de migalhas e esmolas oficiais. Vamos ver até quando essa bolha aguenta, se é que não já está explodindo.

Ainda sobre
natalidade

Podem argumentar que estatísticas oficiais têm mostrado redução da natalidade no Brasil. Sou cético. Acho que as áreas pesquisadas podem induzir a resultados falsos.
Digo isso porque é enorme a quantidade de pais jovens conduzindo crianças e bebês. Podemos ver isso nas ruas, principalmente, claro, em bairros populares.

De onde vem
tanta grana?

Noticiou esta Tribuna que as campanhas para governador da Bahia, incluindo os seis candidatos, sorverão nada menos que R$133,5 milhões.
Duas perguntinhas socráticas: de onde vem tanta grana? Por que se gasta tanto para passar quatro (ou oito) anos dizendo que não há dinheiro para educação, salário de professor, de policial etc.? Hum!

Funcionários do
SAC protestam (I)

De um leitor que pede a preservação do nome recebo o seguinte e-mail: "Há oito anos os servidores da rede SAC vem sofrendo com abandono e humilhação por parte do governo do estado, e nos três últimos meses todos os funcionários sem receber as verbas rescisórias, sem carteira assinada, sem assistência médica e com problemas de saúde graves, pedem uma solução para o ocorrido".

Funcionários do
SAC protestam (II)

Prosseguem: "A empresa PH, após fechar as portas, deixou mais de DOIS MIL servidores na mão, sendo que a SAEB se comprometeu a pagar essa divida com o dinheiro do seguro feito no ato da contratação da empresa PH. Com muita luta e sofrendo ameaças, nós conseguimos a liberação do nosso FGTS e ficamos aguardando junto a SAEB a liberação do seguro para pagamento dos funcionários, sem os 40% que é de parte da PH pelo rompimento do contato, sendo assim combinado em audiência no ministério publico dia 05/06/14."

Nenhum comentário: