quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pesquisas mostram crescimento de Marina e provoca forte alta na Bolsa


A entrada da ex-ministra Marina Silva na corrida presidencial embaralhou ainda mais a disputa eleitoral, tornando praticamente inevitável a realização de um segundo turno e ameaçando as pretensões tanto de Dilma – no segundo turno – quanto de Aécio Neves (PSDB) – ainda no primeiro turno. É o que vem mostrando as pesquisas.
De acordo com a pesquisa do Ibope, divulgada na segunda-feira (26) Marina tem 29% das intenções de voto na disputa presidencial. Dilma continua na liderança no primeiro turno, com 34%, mas perde para a candidata do PSB na segunda rodada de votação. Aécio figura em terceiro lugar, com 19%. No segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina teria 45% dos votos e Dilma, 36%, segundo o instituto.
Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT)/MDA divulgada na terça-feira (27), repete tendência de votos divulgada no dia anterior pelo Ibope. Mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) liderando a corrida presidencial com 34,2% das intenções de voto para a Presidência da República. Em segundo lugar Marina Silva com 28,2%, e, em terceiro, Aécio Neves (PSDB), com 16%.
O Índice Band, que faz uma média ponderada das pesquisas e mostra o cenário na corrida presidencial apenas com os votos válidos, também mostra que Marina está crescendo. Os números mostram que a presidente Dilma Rousseff, que tinha 44% dos votos válidos no índice de nove dias atrás, caiu e agora tem 41%. Marina Silva estava com 26% e subiu para 35%. Aécio Neves também sofreu uma queda e foi de 24% para 21%.

Em alta
Na segunda-feira passada (25) a Bolsa de São Paulo encerrou com alta de 2,27%. O Ibovespa, principal índice da Bolsa, registrou 59.735,17 pontos. Foi o maior patamar alcançado desde 1o de fevereiro de 2013, última data em que o indicador fechou com mais de 60 mil pontos. O que puxou a alta foram as ações da Petrobras, que subiram mais de 5%. Os papéis da empresa, que sofreram forte desvalorização nos últimos anos, foram pressionados para cima pelos rumores de que o Ibope divulgaria na terça-feira (26) pesquisa eleitoral mostrando crescimento das intenções de voto em Marina Silva (PSB).
Desde a semana passada especula-se nos meios políticos e financeiros que as sondagens telefônicas feitas diariamente pelos principais partidos têm apontado crescimento da concorrente do PSB. Tais pesquisas, porém, não são registradas na Justiça eleitoral e servem apenas para orientar os estrategistas das campanhas.
Esta semana, depois de aparecer em pesquisa do Ibope como vencedora, à frente nove pontos em confronto direto com a presidente Dilma, Marina Silva participou do primeiro debate realizado pela TV Bandeirantes na segunda-feira, foi entrevistada pelo Jornal Nacional na quarta e lançou seu programa de governo na quinta-feira. Hoje uma nova pesquisa deverá ser divulgada pelo Datafolha.

“Kit verdade”
Em material publicado na internet para ser disseminado entre eleitores, a comunidade Marina Silva Presidente, gerenciada por simpatizantes da ex-senadora no Facebook desde 2012, divulgou o que chamou de “kit-verdade” para rebater as principais críticas direcionadas à candidata. Segundo o grupo, que não faz parte das redes sociais oficiais da presidenciável, o objetivo é acabar com “a boataria e mentiras” e disseminar os posicionamentos reais de Marina de acordo com as declarações feitas por ela, em contraponto às versões espalhadas pela internet.
No site (http://marinadeverdade.strikingly.com), o grupo contesta que Marina seja uma “fundamentalista religiosa”, contrária ao casamento gay, ao aborto e à descriminalização da maconha, ou a candidata dos bancos. A partir de declarações da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, a comunidade afirma que Marina sabe distinguir sua opinião pessoal de suas decisões políticas.  (Com informações do Congresso em Foco)

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