A entrada da ex-ministra Marina Silva na
corrida presidencial embaralhou ainda mais a disputa eleitoral, tornando
praticamente inevitável a realização de um segundo turno e ameaçando as
pretensões tanto de Dilma – no segundo turno – quanto de Aécio Neves (PSDB) –
ainda no primeiro turno. É o que vem mostrando as pesquisas.
De acordo com a pesquisa do Ibope, divulgada na
segunda-feira (26) Marina tem 29% das intenções de voto na disputa
presidencial. Dilma continua na liderança no primeiro turno, com 34%, mas perde
para a candidata do PSB na segunda rodada de votação. Aécio figura em terceiro
lugar, com 19%. No segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina teria 45% dos
votos e Dilma, 36%, segundo o instituto.
Pesquisa da
Confederação Nacional do Transporte (CNT)/MDA divulgada na terça-feira (27), repete tendência de votos
divulgada no dia anterior pelo Ibope. Mostra a
candidata Dilma Rousseff (PT) liderando a corrida presidencial com 34,2% das
intenções de voto para a Presidência da República. Em segundo lugar Marina
Silva com 28,2%, e, em terceiro, Aécio Neves (PSDB), com 16%.
O Índice Band, que faz uma média
ponderada das pesquisas e mostra o cenário na corrida presidencial apenas com
os votos válidos, também mostra que Marina está crescendo. Os números mostram
que a presidente Dilma Rousseff, que tinha 44% dos votos válidos no índice de
nove dias atrás, caiu e agora tem 41%. Marina Silva estava com 26% e subiu para
35%. Aécio Neves também sofreu uma queda e foi de 24% para 21%.
Em alta
Na segunda-feira passada (25) a Bolsa de São Paulo encerrou com alta de 2,27%. O Ibovespa, principal
índice da Bolsa, registrou 59.735,17 pontos. Foi o maior patamar alcançado
desde 1o de fevereiro de 2013, última data em que o indicador fechou
com mais de 60 mil pontos. O que puxou a alta foram as ações da Petrobras, que
subiram mais de 5%. Os papéis da empresa, que sofreram forte desvalorização nos
últimos anos, foram pressionados para cima pelos rumores de que o Ibope
divulgaria na terça-feira (26) pesquisa eleitoral mostrando crescimento das
intenções de voto em Marina Silva (PSB).
Desde a
semana passada especula-se nos meios políticos e financeiros que as sondagens
telefônicas feitas diariamente pelos principais partidos têm apontado
crescimento da concorrente do PSB. Tais pesquisas, porém, não são registradas
na Justiça eleitoral e servem apenas para orientar os estrategistas das
campanhas.
Esta semana,
depois de aparecer em pesquisa do Ibope como vencedora, à frente nove pontos em
confronto direto com a presidente Dilma, Marina Silva participou do primeiro
debate realizado pela TV Bandeirantes na segunda-feira, foi entrevistada
pelo Jornal Nacional na quarta e lançou seu programa de governo na quinta-feira.
Hoje uma nova pesquisa deverá ser divulgada pelo Datafolha.
“Kit verdade”
Em material publicado na internet para ser disseminado
entre eleitores, a comunidade Marina Silva
Presidente,
gerenciada por simpatizantes da ex-senadora no Facebook desde 2012, divulgou o
que chamou de “kit-verdade” para rebater as principais críticas direcionadas à
candidata. Segundo o grupo, que não faz parte das redes sociais oficiais da
presidenciável, o objetivo é acabar com “a boataria e mentiras” e disseminar os
posicionamentos reais de Marina de acordo com as declarações feitas por ela, em
contraponto às versões espalhadas pela internet.
No site (http://marinadeverdade.strikingly.com),
o grupo contesta que Marina seja uma “fundamentalista religiosa”, contrária ao
casamento gay, ao aborto e à descriminalização da maconha, ou a candidata dos
bancos. A partir de declarações da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente,
a comunidade afirma que Marina sabe distinguir sua opinião pessoal de suas
decisões políticas. (Com informações do Congresso em Foco)
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