quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Intervenção viária libera cruzamento direto entre Rua Comandante Almiro e Av. Getúlio Vargas



Como parte do projeto de otimização do trânsito em Feira de Santana e aliado a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) liberam, a partir desta quinta-feira, 28, o cruzamento direto da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Comandante Almiro, nas proximidades do Colégio Acesso, a fim de melhorar o fluxo e racionalização do tráfego em horários de pico nestas vias.
Os motoristas contarão, neste novo cruzamento, com conjuntos semafóricos de dois tempos para disciplinar o fluxo de veículos em dois sentidos. A Rua Comandante Almiro terá em toda sua extensão tráfego em sentido duplo de circulação, exceto entre o trecho compreendido entre a Rua Georgina Erisman e a Avenida Presidente Dutra, lateral ao Terminal Rodoviário, que continua em sentido único.

Segundo o gestor da SMT, Maurício Carvalho, o trânsito na via passará por reordenamento com nova sinalização horizontal e vertical, como faixas e marcas feitas no pavimento, novas placas de sinalização e, também, faixas com disposição para estacionamento ao longo do meio feio, diferente da disposição em ângulo oferecida atualmente.

Semáforos sincronizados
O superintende ressalta além de o conjunto semafórico instalado ser de dois tempos estará sincronizado com os da Rua Barão do Rio Branco e da Rua Castro Alves. Os condutores, neste caso, terão mais uma opção de acesso ligando os lados norte e sul da Getúlio Vargas às Ruas Castro Alves e Barão do Rio Branco.
“Há muito tempo é solicitado pelos usuários daquele trecho [cruzamento da Comandante Almiro] um conjunto semafórico com tempo para o pedestre, pois a faixa de segurança nem sempre é respeitada pelos condutores de veículos, dificultando a travessia do grande fluxo de pessoas na região”, acrescenta Carvalho.
Outra mudança com a intervenção viária será a inversão de sentido do tráfego da Rua Aristides Novis, somente no trecho até a Rua Sabino Silva, sentido Praça da Kalilândia. A medida visa retirar veículos que trafegam na Avenida Getúlio Vargas para rotas alternativas.

Retornos
Em frente ao Hospital Ortopédico será fechado um retorno a fim de prevenir conflitos para este o novo acesso pela Aristides Novis e outro em frente à Loja Macônica. Nestes casos, o fluxo de veículos serão desviados para as quadras laterais da Avenida Getúlio Vargas, “tendência implementada nas principais avenidas de grandes cidades brasileiras”, segundo justifica Carvalho.
Anteriormente, devido à implantação pela SMT do Projeto Via Livre: Educação para seguir na região do Colégio e Cursinho Acesso, a Rua Estados Unidos já encontra-se com tráfego em sentido único de circulação, configurando-se mais uma opção para quem trafega da Rua Comandante Almiro para a Rua Aristides Novis.

Veja as novas opções de tráfego
Opção 1 - Av. Getúlio Vargas (sentido Centro) com destino à Av. Presidente Dutra:
Rua Aristides Novis (Edifício Ícone) – Rua Domingos Barbosa de Araújo (Núcleo Bahiano de Cardiologia) – Rua Comandante Almiro sentido Av. Presidente Dutra.
Opção 2 – Av. Getúlio Vargas (sentido bairro) com retorno para Av. Getúlio Vargas (sentido Centro):
Rua Barão do Rio (Giraffas) - Rua Leonídio Rocha - Rua Castro Alves sentido Av. Getúlio Vargas
Ou ainda:
Rua Barão do Rio Branco (Giraffas) – Av. Sampaio – Rua Comandante Almiro sentido Av. Getúlio Vargas.
Opção 3 – Av. Getúlio Vargas (sentido Centro) com retorno para Av. Getúlio Vargas (sentido bairro)
Rua Castro Alves (Habib’s) – Rua Boticário Moncorvo – Rua Barão do Rio Branco sentido Av. Getúlio Vargas.
Rua Comandante Almiro (Colégio Acesso) – Rua Domingos Barbosa de Araújo – Rua Barão do Rio Branco sentido Av. Getúlio Vargas.

Nenhum comentário: