terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Dia da Saudade...



O brasileiro gosta mesmo de uma comemoração e é muito criativo. Quando não existe no calendário ele inventa. Hoje, 30 de Janeiro, é comemorado o dia da saudade, palavra que existe apenas na língua portuguesa e galega. A história retrata que o surgimento da expressão se deu na época da colonização do Brasil.

Mas, o que é saudade? “Saudade" é uma palavra extremamente complexa, cheia de significado e muito difícil de traduzir do português para outros idiomas, devido a sua precisão.

O léxico "saudade" é exclusivo da língua portuguesa e galega. Uma empresa britânica, que teve a colaboração de mais de mil tradutores, criou uma lista onde constam as palavras mais difíceis de traduzir em todo o mundo. A palavra "saudade" foi considerada a 7ª palavra mais difícil de se traduzir para outros idiomas.

Na verdade a palavra saudade é de origem latina, do vocábulo "solitatem", que quer dizer “solidão”.


Segundo o Dicionário Aurélio, saudade é um substantivo feminino que passa a ideia de lembrança, nostálgica e, ao mesmo tempo suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las. Do Latim saudade vem de ‘solitate’, que na tradução literal quer dizer solidão. No vocabulário brasileiro, saudade acabou adquirindo significado romântico.

Para unir toda essa importância que a tal da saudade acabou ganhando, por que não a união de tudo isso em um dia de comemoração, que fosse de inteira reverência ao sentimento? E assim foi feito! Foi adotado o dia 30 de janeiro de cada ano para marcar o

Dia da Saudade.



A saudade na arte literária

A origem da palavra saudade, que traduz uma série de sentimentos não é nova. Indícios históricos apontam que a palavra saudade foi usada pela primeira vez no período do Brasil Colônia. Nessa época, os portugueses sofriam com a falta da terra natal, do lar e, sobretudo, da família.

Com o passar dos tempos, a saudade foi ganhando significado poético, usada para descrever a falta que o amor fazia a uma pessoa; em tom melancólico com a distância que se tinha do lar ou até ganhando a personificação da palavra em versos poéticos e letras de músicas. Hoje, a saudade está presente, diariamente, na vida das pessoas principalmente pela ausência que o outro representa.

Através do entendimento de alguns poetas brasileiros, a saudade passou a ser um sentimento bastante explorado, seja adotando significado amoroso, dramático ou de perda. Veja alguns exemplos que demonstram isso:





Saudade – (Fernando Pessoa)



Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já não me dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi e voou
E hoje é já outro dia.



Saudade (Pablo Neruda)


Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...
Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...
Saudade é sentir que existe o que não existe mais...
Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...
Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.
E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.
O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido


Para comemorar, fiquem com Raul Seixas e o Dia da Saude...



Nenhum comentário: