terça-feira, 30 de janeiro de 2018

5 dicas para garantir a segurança das informações que você disponibiliza em aplicativos



Nos últimos dias, mapas feitos com base em informações divulgadas por aplicativos de exercícios físicos revelaram informações de deslocamento de tropas militares americanas em países como Síria, Afeganistão e Iraque. Mas, afinal, o que os seus dispositivos dizem sobre você?
A BBC consultou a especialista em segurança cibernética Mariella Thanner para dar dicas de como proteger seus dados.
Ela explica que, a partir do momento em que você permite o acesso às suas informações pessoais em aplicativos, a empresa pode fazer "praticamente o que quiser" com elas.


Os seus dados estão seguros quando você os informa em aplicativos?
Tudo depende de quem é você e de quais informações você compartilha. Se você é um policial militar, por exemplo, gostaria que alguém soubesse onde você foi correr hoje de manhã?
Ou gostaria que um estranho soubesse o nome e idade dos seus filhos?
Sempre que você baixa um aplicativo no celular e aceita os termos e condições de uso fornecidos pela empresa, ela está autorizada a fazer praticamente o que bem entender com os seus dados.
A companhia pode, por exemplo, compartilhar seus dados com terceiros, para que outras empresas ofereçam anúncios direcionados a você.
Por isso, é muito importante que você saiba quais dados está entregando e o que isso pode causar. A especialista em segurança cibernética ensina como proteger seus dados em cinco passos:

Cuidado com o localizador do celular
Desligue o localizador do seu celular. Isso significa que os aplicativos instalados só poderão rastrear sua localização enquanto você estiver usando o programa.

Cuidado ao baixar aplicativos
Faça downloads apenas pela App Store do seu sistema operacional e tenha certeza de que ele esteja sempre atualizado.
A atualização constante do programa não lhe garante apenas mais ferramentas e funcionalidades, mas também que seu aparelho terá as últimas novidades em termos de segurança.

Apague aplicativos
Exclua todos os aplicativos que você não usa mais. Apague também as contas relacionadas a ele. Para isso, você precisa abrir o aplicativo, excluir sua conta e depois arrastar e jogar o aplicativo na lixeira. Tenha certeza de que os arquivos associados à conta também foram apagados.

Autenticação em dois fatores
Use autenticação em dois fatores. Isso significa que, mesmo que outra pessoa tenha seu nome de usuário e senha, não consiga fazer o login na sua conta porque há uma segunda camada de proteção.
Sempre que usar um wifi público, lembre-se que isso é algo comparado a você sair de casa sem trancar a porta.

Use uma rede virtual privada (VPN)
Dê preferência a uma rede virtual privada (virtual private network, VPN). Isso cria uma espécie de túnel de segurança para que outros usuários e dispositivos conectados à mesma rede não possam ver o que você está fazendo e assegura que eles não possam interceptar o tráfico e roubar seus dados.(BBCBrasil)

Nenhum comentário: