segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Selo Qualytáxi e uso de aplicativo garantem serviço diferenciado e preço justo



Usuários de táxis de Feira de Santana passam a contar a partir de agora com um serviço diferenciado, mais eficiente e com preço justo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), instituiu a Certificação Qualytáxi (Portaria nº 007/2018) e regulamentou o uso da Modalidade App (aplicativo) para permissionários do Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi (STIP) no município (conforme decreto nº 10.576, 29/12/17).
A medida, lançada em ato público na última quarta-feira, 10, põe passageiros e condutores profissionais devidamente regulamentados em contato, e segue a tendência de grandes cidades do país, bem como o poder público municipal torna-se pioneiro na solução para a concorrência deste tipo de prestação de serviço com uso de novas tecnologias na área do transporte privado urbano.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito Saulo Figueiredo [foto acima], o acesso ao selo Qualytáxi depende de pré-requisitos que tornem o permissionário apto a ofertar qualidade no atendimento e de forma legal.

“O taxista precisa passar por cursos de requalificação junto a órgãos especializados [neste caso SEST SENAT], estar cadastrado em aplicativo, nos moldes do decreto, possuir automóvel com ano de fabricação não inferior a 2013, além das vistorias programadas nos últimos três anos”, explica.

Profissional deve atender exigências do mercado

Segundo o diretor do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) no município, Daniel Correia, o cenário de crise exige um profissional taxista preparado a atender às exigências tanto da Prefeitura quanto do mercado, driblando assim a concorrência.
“Somos facilitadores desse processo e priorizamos o desenvolvimento profissional. Dessa forma, capacitamos cada taxista para receber a certificação com 37 horas de curso”, explica. Segundo Correia, a parceria da SMTT oportunizou aos permissionários ter acesso a conteúdos que visa padrão de qualidade, como: ‘Capacitação para Taxista’, ‘Postura Profissional: como se comportar no momento de crise’ e ‘Motorista amigo do ciclista’.

Instrumento inovador

Para o prefeito José Ronaldo, a ideia de apoiar a categoria partiu da necessidade da gestão municipal possibilitar aos taxistas acesso a um novo instrumento inovador e legal, presente em diversos locais do país e até fora do Brasil.
“Estamos estimulando e apoiando a classe para que possam usufruir da melhor forma as vantagens das novas tecnologias de mobilidade. Ganha o taxista e a comunidade feirense que sempre exige um serviço de excelência”.
A renovação da certificação ocorrerá no período de vistoria anual obrigatória do modal STIP mediante a apresentação de documentação comprobatória na SMTT.
Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Feira de Santana (SINCAVER), Liomar Ferreira, acompanhado do presidente da Associação dos Taxistas de Feira de Santana (Astafs), Sargento Joel, entregou documento nas mãos do prefeito José Ronaldo sugerindo a ideia de um projeto de parceria entre a Prefeitura e a categoria. A proposta é viabilizar um projeto de transporte de servidores públicos durante as atividades da administração direta e indireta por taxistas da cidade.
Segundo o gestor municipal, a Prefeitura já tomou conhecimento e a proposta encontra-se em estudo na Secretaria de Administração. Ele também ressaltou que “havendo viabilidade, a medida será implementada no município”.

App
As vantagens são inúmeras para quem utiliza um App no chamado de um táxi. Entre as diversas opções, o aplicativo Táxi Fsa, por exemplo, oferece tarifas com preços menores com até 40% em dias úteis (bandeira 1) e, ainda, pode custar metade do preço aos finais de semana (bandeira 2)
Um dos idealizadores do aplicativo, o taxista Fábio Vaccarezza Júnior [foto acima], também presidente de uma entidade de classe (Fonetáxi), explica que o usuário pode baixar gratuitamente o APP em qualquer smartphone com sistema operacional Android, através do Google Play, ou IOS, via App Store (neste caso digitar Taxi Cidade).
“O passageiro realiza previamente um cadastro eletrônico na plataforma do aplicativo, escolhe o destino e o valor a ser pago por meio de cartão de crédito, débito ou dinheiro. Ao final do trajeto, a prestação do serviço ocorrerá com total qualidade, preço justo e sem nenhuma surpresa desagradável”, ressalta.
Atualmente, a frota de táxis de Feira de Santana atinge 1.350 veículos cadastrados. Segundo o taxista, a expectativa é oferecer ao usuário embarcado em um veículo novo uma experiência diferente, segura, com ar condicionado e total higiene, internet sem fio (wi-fi), água mineral, biscoitos e barras de cereais, balas e até sucos.
Outro taxista e também pioneiro no uso de novas tecnologias em modais, Fernando Silveira, relata que foi um “oxigênio” importante para a categoria, principalmente neste início de ano.
“Ficamos muito honrados com a iniciativa, pois valoriza a categoria e entendemos que somos parceiros nesta causa. Precisamos trabalhar mesmo e com competividade”, ressalta.
Silveira acrescenta que, somente no mês de dezembro do ano passado, foram realizados mais de 15 mil atendimentos através do App Táxi Fsa, com uma rentabilidade média de 80 ‘corridas’ para cada taxista cadastrado no aplicativo.

Nenhum comentário: